Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Visita de Bush muda rotina de Brasília

Luciana Vasconcelos/ABr - 04 de novembro de 2005 - 07:15

O governo brasileiro se prepara para a chegada do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e sua comitiva ao país neste sábado. A previsão é de que ele chegue a Brasília amanhã (5) à noite e deixe o país no domingo.

George W. Bush vem ao Brasil a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois se encontram na manhã e início da tarde de domingo, na Granja do Torto. O governo brasileiro considera importante a visita, como informou o subsecretário de assuntos políticos do Ministério das Relações Exteriores, Antônio Patriota. "Esperamos que seja uma visita muito importante para relançar o relacionamento bilateral que se encontra em momento proveitoso", afirmou.

Segundo Patriota, ao final do encontro deverá ser divulgado um comunicado conjunto. Entre os assuntos que deverão ser discutidos, estão o fortalecimento dos mecanismos de cooperação nas áreas de ciência e tecnologia, educação, meio ambiente e saúde. Além disso, serão debatidas ações de promoção da igualdade racial.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os Estados Unidos representam o principal parceiro comercial individual do Brasil, sendo que o país americano é destino de quase um quinto das exportações brasileiras.

A vinda de Bush a Brasília promete mudar a rotina da cidade. Um dos maiores esquemas de segurança já vistos está sendo armado na capital do país. Ao todo, mais de 600 homens da Polícia Federal brasileira e da americana, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica estarão envolvidos. A chamada Operação América terá também participação de agentes do serviço secreto dos Estados Unidos e do Departamento de Inteligência brasileiro.

Algumas manifestações contra o governo norte-americano também estão previstas. "Naturalmente, teremos preocupação como todo anfitrião que recebe um convidado estrangeiro, em assegurar que a visita se desenvolva em condições aceitáveis. Mas, as manifestações no Brasil costumam ser pacíficas, uma expressão natural da democracia", afirmou Antônio Patriota. Segundo ele, as manifestações devem ser encaradas com naturalidade e não como motivo de preocupação.

Com Alessandra Bastos.

SIGA-NOS NO Google News