Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Veto permite cenas externas em propaganda politica

Keite Camacho / ABr - 11 de maio de 2006 - 14:58

O Diário Oficial da União de hoje (11) publica a Lei 11.300, assinada ontem (10) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida altera a Lei Eleitoral n° 9.504, de setembro de 1997, que trata das regras sobre propaganda, financiamento e prestação de contas de despesas com campanhas eleitorais.

Foram quatro os vetos do presidente ao projeto aprovado pelo Congresso Nacional. Um deles diz respeito ao uso de cenas externas na propaganda eleitoral. Com o veto presidencial, fica permitido o uso das cenas externas nas propagandas e a participação de pessoas não filiadas aos partidos. Segundo a Casa Civil da Presidência da República, os demais vetos se referem a inadequações jurídicas.

Com base na Constituição Federal, os motivos do veto presidencial devem ser comunicados em 48 horas ao presidente do Senado Federal. A partir daí, em sessão conjunta das duas casas, o Congresso Nacional tem 30 dias para apreciar o veto. Em votação secreta, ele poderá ser rejeitado por maioria absoluta dos parlamentares. Se derrubado, retorna ao presidente da República para promulgação.

Segundo a assessoria jurídica da Casa Civil, cabe ao Tribunal Superior Eleitoral decidir se a lei vai valer para as eleições deste ano.

SIGA-NOS NO Google News