Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Verme do coração pode ser fatal e é comum: saiba proteger seu bicho de estimação

Bolsa de Mulher - 19 de julho de 2016 - 11:45

Popularmente conhecida como doença do verme do coração, a dirofilariose tem se tornado bem comum entre cães e gatos de várias regiões do país, principalmente, em animais que vivem no litoral. Ela é transmitida por meio da picada de um mosquito contaminado pelas larvas do agente Dirofilaria immitis, que atingem a corrente sanguínea do animal e se hospedam no coração, onde passam a se reproduzir e causar muitos danos à saúde dos nossos melhores amigos.

Apesar dos sintomas, muitas vezes, demorarem meses para aparecer, o verme do coração pode ser fatal. Por isso, é importante ficar atenta aos sintomas e também combater focos de água parada: assim como o Aedes aegypti pode transmitir a dengue, chikungunya e zika vírus para nós humanos, ao picar os nossos pets, este mosquito pode transmitir a dirofilariose.

Verme do coração em cachorros e gatos

Transmissão

Através da picada do mosquito culicídeo, as larvas migram para o corpo do animal pela pele e musculatura, chegando aos vasos sanguíneos e, ao se instalarem em partes do coração, começam a se desenvolver até atingir a forma adulta, podendo alcançar mais de 30 centímetros de comprimento. Depois da picada, as larvas se instalam em partes do coração do animal

Sintomas

Os sintomas da doença podem variar de acordo com a quantidade de vermes presentes no corpo do seu bichinho. Em grande número, são capazes de obstruir os vasos sanguíneos e causar insuficiência cardíaca.

Consequentemente, o animal passa a apresentar tosse, falta de disposição para brincar, apatia e sangramento nasal. A infecção também pode se agravar e causar pneumonia, desmaios e até morte súbita.

Se você perceber qualquer um desses sinais no seu bichinho de estimação, leve-o imediatamente ao veterinário. Após a consulta clínica, ele irá realizar os exames específicos para identificar a doença e instruí-la sobre os próximos passos.

Tratamentos

Depois dos resultados dos exames, com o diagnóstico exato, o veterinário irá informar o melhor tipo de tratamento para o seu animal. Por ter chances de se tornar fatal, quanto mais cedo a doença for diagnosticada, melhores serão os resultados do tratamento, proporcionando mais qualidade de vida e longevidade ao seu pet.

Caso você detecte qualquer um desses sintomas, é fundamental que você leve o seu bicho ao veterinário imediatamente

Prevenção

Vermicidas funcionam como ação preventiva para o seu melhor amigo, pois eles interrompem o ciclo de vida desses parasitas antes que este verme se instale no coração. Após consultar o veterinário, é ideal utilizar o vermicida regularmente, principalmente se você mora em regiões praianas.

Quando um animal se contamina com a doença após ser picado, por exemplo, torna-se fonte para outros mosquitos o picarem e transmitirem para outros animais. Por isso, para combater o verme do coração é fundamental reforçar os cuidados com a casa e com o quintal para acabar com a proliferação do Aedes aegypti e de outros mosquitos transmissores desta grave doença.

SIGA-NOS NO Google News