Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/03/2005 14:53

Verão termina com 35% menos chuvas que o esperado em MS

Perfil News

A estiagem que prejudicou a safra de Mato Grosso do Sul, principalmente na região centro-sul, foi a principal característica do verão, que termina às 8h34 deste domingo. As chuvas ficaram em média 35% abaixo da meta prevista para os meses de fevereiro e março e as altas temperaturas atingiram recordes em algumas regiões do Estado, como a sudeste, onde os termômetros de municípios como Iguatemi, Naviraí e Itaquiraí ultrapassaram a casa dos 42ºC.

O verão, que começou em 21 de dezembro, teve poucas frentes frias, justificando o período de estiagem. “Esperávamos seis ou sete frentes frias por mês durante o verão e tivemos uma média de apenas duas frentes mensais”, explicou o meteorologista Natálio Abraão. Segundo ele, a média anual esperada de 1.530mm de chuvas ficou em apenas 970mm, abaixo do verão passado. O único mês que superou as expectativas foi janeiro que, dentre os 31 dias, 23 dias tiveram chuva.

A expectativa de 210mm acabou superada em 60mm. A estiagem teve início em fevereiro, quando choveu 177 mm – 33mm abaixo do esperado – em chuvas rápidas, intensas, más distribuídas e acompanhadas de fortes ventos (temporais rápidos). Já em março só choveu 47mm até o momento, enquanto a expectativa é chegar a 132 mm até o fim do mês. A falta de chuvas reflete diretamente na umidade relativa do ar, que também está em baixa.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)