Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Venda de leite C é proibida; Iagro fiscaliza

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 29 de julho de 2005 - 14:03

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) cai iniciar fiscalização em todo o Estado em parceria com a promotoria dos municípios para ver se proibição de leite tipo “C” está sendo cumprida.
O veto é determinado pela instrução normativa 51 do Ministério da Agricultura, que entrou em vigor dia 1º de julho último nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Norte e Nordeste a adequação será a partir de 2008. Pela norma o leite tipo C será vendido às indústrias como leite cru refrigerado, que vai vender o produto como pasteurizado.
A fiscalização da Iagro vai verificar se as propriedades estão se adequando às novas exigências como, por exemplo, em todo o processo os animais precisam estar isentos de parasitas, e doenças (sempre com atestado de vacinação em dia como o da brucelose e febre aftosa); a necessidade fazer treinamento com o ordenhador para que todo o processo seja totalmente higiênico. Também vau verificar a contagem de bactérias e se o tempo de até 3 horas a uma temperatura de no máximo 7Cº entre a fazenda e o laticínio estão sendo respeitados.
Até o final do ano todos os produtores terão que ser cadastrados pela empresa compradora, que deve informar à Iagro sobre o cadastramento. O diretor-presidente da entidade, João Cavallero, destaca que além de proporcionar segurança ao consumidor a medida “vai abrir mercado para quem trabalha com qualidade e seriedade”. A produção anual do Estado é hoje de 300 milhões de litros ao ano e envolve 19 mil famílias.

SIGA-NOS NO Google News