Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/10/2004 15:15

Venda de imóvel pode ficar isenta do Imposto de Renda

Agência Câmara

A Comissão de Finanças e Tributação vai avaliar o Projeto de Lei 4134/04, do deputado Julio Lopes (PP-RJ), que isenta as pessoas físicas do pagamento de Imposto de Renda (IR) sobre o ganho de capital obtido na alienação de imóvel. No entanto, essa isenção só será concedida, de acordo com o texto, quando o valor recebido pela venda do bem for utilizado para comprar outro imóvel de valor superior.
Além disso, o projeto estipula um prazo para a aquisição do novo bem, o qual deverá ocorrer até o último dia útil do mês seguinte à venda. Quem comprar o novo imóvel após esse prazo perderá o direito à isenção. Julio Lopes reclama que o mercado imobiliário está estagnado. "As altas taxas de juros praticadas no País, o encolhimento da renda das famílias e a pesada tributação sobre as operações imobiliárias deprimem os investimentos na construção civil", avalia. A intenção da proposta, explica o parlamentar, é recuperar as atividades do ramo imobiliário.

Atualização monetária
O projeto prevê ainda que o valor dos bens de pessoas físicas serão atualizados monetariamente para fins de registro na declaração de Imposto de Renda. A atualização servirá para apurar o ganho de capital do contribuinte e será feita anualmente. Os percentuais a serem utilizados para essa atualização serão baseados no Índice de Preço ao Consumidor Ampliado (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado pela Secretaria da Receita Federal.
Julio Lopes argumenta que essa atualização acabará com uma distorção na tributação, "que taxa como lucros meros efeitos inflacionários sobre o valor do imóvel".

Tramitação
A matéria, que tramita em caráter conclusivo, aguarda indicação de relator na Comissão de Finanças. Em seguida, será examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Reportagem - Ana Felícia
Edição - Natalia Doederlein

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)