Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

24/01/2007 14:22

Veja o que faz cada cargo da Câmara dos Deputados

Agência Brasil/Luciana Vaconcelos

A Mesa Diretora é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara. A presidência, por exemplo, é responsável pela abertura de comissões parlamentares de inquérito. A 2ª vice-presidência é responsável pela corregedoria da casa.

São as seguintes as atribuições de cada cargo:

Presidente: Entre as várias atribuições, estão as de substituir o presidente da República e integrar o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional.

1ª Vice-Presidência: Substituir o presidente em suas ausências ou impedimentos e elaborar pareceres sobre os requerimentos de informações e os projetos de resolução.

2ª Vice-Presidência: Substituir o presidente nas ausências ou impedimentos simultâneos deste e do 1º vice-presidente; examinar os pedidos de ressarcimento de despesa médica dos deputados; exercer a função de corregedor; fomentar a interação institucional entre a Câmara dos Deputados e os órgãos do Poder Legislativo dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com vistas a desenvolver sistematicamente a ação legislativa.

1ª Secretaria: Superintender os serviços administrativos da Câmara; receber convites, representações, petições e memoriais dirigidos à Câmara; receber e fazer a correspondência oficial da Casa, exceto a das Comissões; encaminhar indicações e requerimento de informação a ministros de Estado ou a qualquer titular de órgão diretamente subordinado à Presidência da República; receber as respostas; fazer o controle e arquivar provisoriamente toda a documentação referente aos últimos; interpretar e fazer observar o ordenamento jurídico de pessoal e dos serviços administrativos da Câmara; dar posse ao diretor-geral da Câmara e ao secretário-geral da Mesa; decidir, em primeira instância, recursos contra atos do diretor-geral da Câmara; ratificar despesas da Câmara dos Deputados e credenciar assessores parlamentares dos ministérios e de entidades da administração federal indireta, entidades de classe superior, de empregados e empregadores, autarquias profissionais e outras instituições de âmbito nacional da sociedade civil, profissionais da imprensa e firmas prestadoras de serviços à Câmara.

2ª Secretaria: Providenciar passaporte diplomático; pedir nota de visto ao Ministério das Relações Exteriores; fornecer informações diversas referentes a passaportes diplomáticos

3ª Secretaria: Controlar o fornecimento de requisições de passagens de transporte aéreo aos deputados; examinar os requerimentos de licença e justificativa de faltas; exercer a função de corregedor-substituto.

4º Secretaria: supervisionar o sistema habitacional da Câmara dos Deputados; distribuir as unidades residenciais aos deputados; propor à Mesa a compra, venda, construção e locação de imóveis; encaminhar à Diretoria-Geral concessão de auxílio-moradia aos deputados que não residam em imóveis funcionais.

Suplentes: terão as designações de 1º, 2º, 3º e 4º, de acordo com a ordem decrescente da votação obtida, e deverão também substituir os secretários de acordo com sua numeração ordinal; substituir os secretários da Mesa em suas faltas, de acordo com sua meração ordinal; tomar parte nas reuniões da Mesa.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)