Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Veja, na íntegra, as reivindicações dos servidores de MS

Graciliano Rocha/Campo Grande News - 10 de janeiro de 2007 - 14:20

Após reunião conjunta nesta quarta-feira, os sindicatos que representam os mais de 50 mil servidores de Mato Grosso do Sul elaboraram uma pauta de reivindicações que já foi protocolada na Secretaria de Estado de Governo. As principais são o pagamento integral dos salários de dezembro, e antes do pagamento da folha de janeiro, estabelecimento de um calendário de pagamentos dos servidores para 2007 e recusa de qualquer possibilidade de parcelamento de salários. Veja a íntegra do documento:

Campo Grande, 10 de janeiro de 2007.

Exmo. Sr. Governador,
André Puccinelli

O Estado de Mato Grosso do Sul tem hoje, aproximadamente, 54 mil servidores, que dedicam suas vidas ao serviço público com o objetivo de garantir à sociedade sul-mato-grossense educação, saúde, segurança e demais serviços que possibilitem melhores condições de vida à população.

São servidores que vivem do seu trabalho e não possuem uma outra fonte de renda. E, é com o salário, fruto do seu trabalho que custeiam despesas com alimentação, moradia, transporte, saúde, pagamento de água, luz, telefone e outras despesas vitais para a sobrevivência sua e de suas famílias.

Sendo assim, não receber o pagamento de um mês trabalhado afeta profundamente a vida de cada servidor público, porque é com esse dinheiro que ele paga suas contas no final do mês. Ainda mais, o mês de dezembro, que é o salário utilizado pelo conjunto dos (as) trabalhadores (as) para o pagamento das chamadas “despesas extras”: IPVA, IPTU, material escolar, dentre outras. O mês de dezembro traz mais um agravante para os (as) trabalhadores (as) da educação, porque é o mês que recebem 1/3 de adicional de férias, tão esperado durante todo o ano de trabalho.

O nosso Estado tem uma longa história de não pagamento dos últimos meses de salários dos servidores no final dos governos e de dificuldade para recebê-los dos novos governos. Os servidores não contavam mais com a possibilidade desta prática tão nefasta, pois pensavam que já estava superada esta prática amoral e indigna por parte de governantes sérios.

Os Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais e entidades representativas de diversas categorias do Estado de Mato Grosso do Sul, reunidos, no dia 10 de janeiro de 2007, às 10 horas, na sede da FETEMS – Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul, para discutirem o atraso do pagamento dos salários dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, relativos ao mês de dezembro/2006, por parte do Governo do Estado, lamentam profundamente esse tipo de comportamento dos administradores públicos, e que isso esteja ocorrendo novamente, porque deixa os trabalhadores à mercê da vontade política dos gestores, quando o servidor público é um trabalhador do Estado e não deste ou daquele governador.

Sendo assim, as entidades reivindicam que o Governo:

1. inicie o diálogo com os servidores – audiência imediata;

2. não utiliza os servidores ativos, aposentados e pensionistas para fazer debate político;

3. defina uma data para o pagamento do mês de dezembro;

4. apresente um calendário de pagamento para 2007;

E reafirmam que:

1. não aceitam o atraso dos salários dos servidores;

2. são contrárias ao parcelamento do salários do mês de dezembro;

3. não aceitam o pagamento do mês de janeiro, antes do pagamento do mês de dezembro.

Os servidores públicos, como qualquer outro trabalhador, têm o direito de receber seus salários em dia.

SIGA-NOS NO Google News