Cassilândia, Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

29/08/2017 07:11

Veja a entrevista concedida por Diorandes em 2015

Redação
Veja a entrevista concedida por Diorandes em 2015

Diorandes de Freitas Almeida era o mais antigo Delegado Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul. As redes sociais demonstram o quanto era querido, não somente em Paranaiba, como em toda a região.

Termy Ferreira, de Itajá, escreveu sobre ele: "Um dos, senão o melhor Contador de Paranaíba, Delegado do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso Sul, meus sentimentos a família, em momentos de dificuldades sempre que precisava dele, a sua mão estava estendida pra apoiar."

No dia 17 de março concedeu entrevista ao boletim do Conselho Regional de Contabilidade de MS. Leia:

Nosso entrevistado nessa edição do Boletim Informativo do CRC/MS é o Profissional da Contabilidade e Economista Diorandes de Freitas Almeida, proprietário do Escritório Contábil Contalex e Delegado do CRC/MS em Paranaíba, cargo exercido, como função de confiança, sem remuneração.

DiorandesÉ o mais antigo Delegado do Regional, há 23 anos no comando da 7ª Delegacia da entidade; auxiliando o CRC/MS no trabalho em prol do desenvolvimento e engrandecimento do profissional e da profissão contábil.

Filho de Sebastião de Freitas Almeida e Dolorina Maria de Freitas, divorciado e pai de dois filhos, Diorandes, nasceu e cresceu em Paranaíba, nunca saiu da cidade. Formou-se Técnico em Contabilidade em 1973 e Graduou-se em Economia em 1981.

Iniciou suas atividades profissionais em 1969, no Banco Financial de Mato Grosso, como Contínuo e saiu como sub-Contador em 1972. Apaixonado pela profissão continuou trabalhando na área contábil e, 10 anos depois, em 1979, tornou-se dono de seu próprio escritório e permanece atuando na área contábil até hoje.

P. Qual a importância da família em sua vida?
R. A família para mim é tudo. Ela exerce grande influência em nossa vida pessoal e profissional.

P. Quais as lembranças que tem da época escolar?
R. Foi um período muito bom. Tenho ótimas recordações.

P. Qual a comparação que faria com a época de hoje?
R. Eu não faria comparação. Diria apenas que é…diferente.

P. O que marcou na sua época escolar?
R. Foi quando conclui o curso Técnico Contábil, por gostar muito da área que tinha escolhido, daquilo que tinha concluído.

P. Quando teve início sua vida profissional? Como foi? Quantos anos o senhor tinha?
R. Costumo dizer que minha vida profissional começou, de fato, em setembro de 1974, quando fui admitido como Contador no Escritório do Sr. Júlio César Rodrigues de Melo.

P. Porque o senhor escolheu a Contabilidade como profissão?
R. Porque amo a contabilidade. Sempre gostei e tive a oportunidade de fazer o curso técnico e após me formar já comecei a trabalhar , daí em diante nunca mais parei.

P. Qual o nome completo de seu escritório? Quando foi fundado? O senhor possui sócios?
R. Escritório Contábil Contalex, fundado em Outubro de 1979. Meu filho, Ulisses Teixeira, é meu sócio.

P. Quantos funcionários tem seu escritório?
R. 12 funcionários

P. O seu escritório obteve em 2012 o Certificado ISO 9001. Foi pioneiro no Estado de Mato Grosso do Sul, no setor de contabilidade, a obter o certificado que é uma norma que permite às organizações verificar a consistência de seus processos, medir e monitorá-los com o objetivo de aumentar a sua competitividade e, com isso, assegurar a satisfação de seus clientes. O que significou para o senhor essa conquista?
R. Foi muito bom. Mais uma oportunidade de crescimento, de aprendizado para o escritório, para a equipe. Conseguimos implantar a cultura da qualidade e tudo que aprendemos continuamos aplicando ainda hoje.

P. Há quantos anos o senhor atua como Delegado do CRC/MS? Como o senhor encara essa atividade?
R. Desde novembro de 1992. Encaro com muito carinho, por poder ajudar os colegas através da delegacia e servir nosso Conselho.

P. Qual a importância da Delegacia?
R. É muito grande a importância da delegacia, por ser um atalho entre o Conselho e os profissionais, principalmente para aqueles que estão mais longe da capital.

P. Os profissionais utilizam os serviços da Delegacia?
R. Sim, mas hoje diminuiu bastante a devido à informatização das informações e outras.

P. O que o senhor acha do Projeto Voluntariado da Classe Contábil? O senhor participa?
R. Acho muito importante. Mas não participo, no nosso município ainda não tivemos essa mobilização.

P. Como o senhor vê a participação do Profissional da Contabilidade na política?
R. Muito pequena.

P. Como o senhor analisaria a profissão contábil hoje?
R. É uma das que mais cresce já há vários anos. É fundamental para o desenvolvimento, crescimento de uma sociedade, economia e uma política mais justa.

P. Quais os principais avanços que a profissão alcançou em sua opinião?
R. Os principais avanços da profissão contábil foram, sem dúvida, a informatização das informações através do SPED e a grande influência que os Profissionais de Contabilidade alcançaram na tomada de decisões de grandes empresas e na constante luta junto aos Governos, através dos conselhos, sindicatos, associações para ter uma forma tributária mais justa.

P. Quais os principais problemas enfrentados pelos profissionais contábeis do interior do Estado?
R. A falta de cursos de qualificação profissional, assim também como a oferta de serviços de contabilidade, devido à falta de grandes empresas na região. Sendo os maiores contratantes somente os empresários contábeis.

O CRC/MS agradece sua participação. Muito Obrigada!

Nota: A 7ª Delegacia do CRC/MS em Paranaíba, comandada pelo Delegado TC Diorandes de Freitas Almeida está situada à Rua Barão do Rio Branco, 1160, Centro, em Paranaíba e atende profissionais dos municípios de Paranaíba, Cassilândia e Inocência. Contatos com a Delegacia podem ser feitos pelos telefones (67) 3668-1711 e (67) 3668.1590.

Autor:


Fonte: Imprensa – CRC/MS

 

O corpo de Diorandes deverá ser sepultado hoje em Paranaiba. 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 22 de Setembro de 2017
Quinta, 21 de Setembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)