Cassilândia, Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

11/10/2020 11:00

Vegetarianos têm desvantagem no esporte?

Fonte: Hospital Albert Einstein

Redação
Vegetarianos têm desvantagem no esporte?

​Cerca de 8% da população brasileira, aproximadamente 17 milhões de pessoas, se declararam vegetarianos em pesquisa realizada pelo Ibope. O número, porém, provavelmente está defasado, pois a pesquisa foi realizada há três anos.

Se a percepção de que o número de pessoas que cortaram a carne ou produtos de origem animal da dieta aumentou nos últimos anos, uma dúvida ainda parece cercar o tema: vegetarianos levam desvantagem nos esportes?

Depende, afirma a nutricionista do Centro de Cardiologia do Esporte e do Exercício do Einstein, Serena Del Favero. Para que a dieta não tenha impacto no rendimento esportivo, o vegetariano deve tomar muito cuidado com a alimentação.

“Quando bem planejadas as dietas vegetarianas são saudáveis e adequadas nutricionalmente, inclusive para atletas e sem representar desvantagem no esporte”, afirma Serena. O atleta, no entanto, deve seguir à risca uma dieta balanceada, com foco nos principais nutrientes que podem faltar em uma dieta vegetariana, entre eles o ômega 3, ferro, zinco, cálcio, vitaminas D e B12, proteínas e alguns aminoácidos, principalmente a creatina e beta-alanina.

A creatina e beta-alanina são aminoácidos essenciais para o desempenho esportivo e praticamente ausentes nas dietas sem carnes, “A creatina é estocada (no músculo) e é fundamental no fornecimento de energia durante o exercício”, diz a nutricionista. Já a beta-alanina é responsável pela formação de carnosina no músculo cuja principal função é neutralizar os ácidos formados durante a atividade física intensa. “Esses ácidos aumentam a fadiga.” Neutralizá-los é uma forma de controlar o cansaço.

A falta de energia em um indivíduo vegetariano também pode ter o ferro, ou a ausência dele, como origem. Responsável pelo transporte de oxigênio no organismo, a substância pode ser escassa em dietas restritivas aos alimentos de origem animal. “Apesar de o atleta consumir muitos vegetais ricos em ferro, o ferro de origem vegetal não é tão biodisponível quanto o de origem animal e muitas vezes pode ser insuficiente.”

Além da falta de ferro, o vegetariano também pode sofrer com a deficiência de vitamina B12 e, consequentemente, com uma anemia.

O vegetariano também pode sofrer com a deficiência de outros nutrientes, caso das proteínas, ômega 3, cálcio e a vitamina D. A deficiência destes nutrientes pode não representar um rendimento inferior nos esportes, mas pode implicar riscos para a saúde, portanto não devem ser ignorados

“Existem sim alguns cuidados específicos para o atleta vegetariano, mas, uma vez bem orientado e seguindo uma dieta bem elaborada, o atleta não se prejudica por ser vegetariano. Em alguns casos os suplementos ou alimentos fortificados são necessários para alcançar esta necessidade”, afirma Serena.

"Somos o Hospital Israelita Albert Einstein e cuidar de você é a nossa certeza."

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 30 de Outubro de 2020
10:00
Receita do Dia
Quinta, 29 de Outubro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)