Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vantagens da amamentação

Clickbebe.net - 29 de setembro de 2016 - 09:00

O seu leite é produzido para seu filho. Ele é elaborado de acordo com as necessidades de seu bebê e vai se modificando à medida que ele cresce e se desenvolve. Se for preciso, a produção do leite pode variar até de mamada para mamada, tanto em quantidade quanto em nutrientes. Você é uma geradora de alimento para seu filho e a matéria-prima do leite vem da sua corrente sanguínea.

O leite humano é muito mais saudável e satisfatório para o bebê do que o leite de vaca ou qualquer outro alimento elaborado industrialmente. O estômago do bebê digere melhor os nutrientes do leite materno, pois a gordura do leite bovino é excessiva, mesmo quando diluída. A comparação do leite materno com o leite bovino é igual à que se pode fazer entre uma refeição normal do dia-a-dia e uma feijoada de sábado. É lógico que depois de uma feijoada todo mundo quer dormir e isso ilude as mães e conforta as comadres!

Com o leite materno não há risco de superalimentação e a probabilidade de bebês obesos é bem menor. Criança que mama no seio tem menor chance de se tornar um adulto obeso. Não dê “chuquinha” com água ou chá para seu nenê: o leite materno já vem com a quantidade certa e necessária de água que ele precisa.

A probabilidade de haver prisão de ventre ou diarreia é bem menor quando o bebê é amamentado no seio. É que, como o leite materno é mais facilmente digerido pelo bebê, ele consegue destruir alguns germes causadores da diarreia. Por isso, o cocô do bebê alimentado no seio tem um cheiro mais adocicado e mais suave.

Se seu bebê for alimentado no seio, corre menos risco de contrair doenças no primeiro ano de vida. Quando o bebê suga no seio, ele faz certa força e isto é um bom exercício, pois ao realizar estes movimentos de sucção, estará exercitando tudo o que é bom para o desenvolvimento da mandíbula, das gengivas, dos dentes e do palato (“céu da boca”).

Sugar na “chuquinha” ou na mamadeira é bem mais fácil e o bebê não precisa fazer força. Além disso, a maneira de sugar é diferente. Portanto, logo ele vai preferir o mais fácil. E quando for sugar no peito o fará de maneira diferente, o que levará a provocar rachaduras dolorosas no mamilo. Portanto, não dê chuquinhas, só peito. Se precisar dar líquidos, dê até mesmo com uma colherinha.

A amamentação é muito prática e econômica. Requer paciência e dedicação, mas compensa! Não requer apetrechos como mamadeiras, esterilizador de mamadeiras e outras “tralhas”. E é grátis.

O aleitamento ajuda na contração mais rápida do útero, fazendo-o voltar ao seu tamanho natural mais depressa, pois, ao amamentar, você queimará as calorias armazenadas em forma de gordura durante a gravidez. Quanto mais você amamentar, mais rapidamente seu corpo voltará à antiga forma e menor será o risco de futuramente desenvolver câncer de mama.

Se você tiver o cuidado de realizar uma boa alimentação neste período, suprirá as necessidades nutricionais que seu corpo precisa para a produção do leite.

A amamentação proporciona um tempo de repouso, que é muito importante nesta fase. Com o aleitamento há uma aproximação muito íntima com o bebê. É um contato direto de pele com pele, pelo menos de seis a oito vezes por dia. Isto é muito reconfortante para o bebê e, para a mãe, uma recompensa. É um momento único cuja emoção com certeza você deverá experimentar.

Se não puder ou não conseguir amamentar no seio por algum problema, tente fazer do momento da mamada uma experiência agradável.

É evidente que existem muitos bebês saudáveis e felizes que não mamaram no peito, mas faça de tudo como se estivesse amamentando no seio. Se puder, tire até a blusa para que seu filho tenha o contato da pele dele com a sua, o que é muito importante para ambos.

Leite materno versus Alimentação

A composição das proteínas, carboidratos e gorduras existentes no leite materno não depende diretamente do que a mãe come, mas se a mãe não ingerir as calorias necessárias para repor os ingredientes necessários na produção do leite, as reservas de seu corpo serão utilizadas até se esgotar. Por isto, cuide-se!

Para garantir uma boa amamentação, dê preferência a uma boa dieta. A quantidade do leite está diretamente relacionada com a ingestão de calorias. Pode-se produzir um leite de boa qualidade nutricional com pouca ingestão de calorias, mas a quantidade será menor. Não há leite fraco! A mãe pode ficar fraca, mas o leite, não.

Se você tiver armazenado muita gordura durante a gestação, isto é, a olhos vistos engordou muito, poderá consumir menos calorias, já que a gordura será “queimada” para produzir o leite. Durante a amamentação, há forte tendência de emagrecer. Então, aproveite!

O contrário também é válido. Se você está muito abaixo do seu peso, terá que consumir mais calorias para produzir mais leite. Tente aumentar a quantidade de cálcio na sua alimentação. Beba pelo menos oito copos de líquido por dia entre leite, água, sucos, caldos e sopas. Consulte um nutricionista se julgar necessário.

Evite comer alimentos como alho, cebola, repolho e chocolate, porque eles provocam gases no bebê através do seu leite. Não fume. Não faça uso de medicamentos e drogas sem indicação médica. Evite ao máximo o uso de álcool. Restrinja o café. Lave muito bem as frutas, legumes e verduras que for comer.

SIGA-NOS NO Google News