Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vamos tirar a dúvida: será em Cassilândia ou Marrocos a maior usina solar?

Redação - 08 de junho de 2016 - 06:15

Foto de usina solar em Marrocos. Crédito na foto
Foto de usina solar em Marrocos. Crédito na foto

Ontem o prefeito Pelarin esteve em Brasilia onde conversou com o governador Reinaldo Azambuja, deputados e senadores. Estava com um dos diretores da usina fotovoltaica que será instalada no município, nas proximidades da Vaca Parida. Também recebeu a notícia do governador sobre a licitação do trevo da UEMS e também de duas pontes para atender a revitalização do Córrego Cedro.

Da reunião teria saido a informação de que em Cassilândia será instalada a maior usina solar do mundo. Procurando no Facebook a reportagem do Cassilândia Notícias encontrou uma matéria no site Momento Curioso de que a maior usina fotovoltaica já está sendo construida em Marrocos.

Leia a matéria:


Quando esse projeto for concluído, cobrirá uma área maior do que a capital do país, Rabat. Espera-se que ele acabará por produzir tanta eletricidade que a nação não só será capaz de satisfazer as suas próprias necessidades de energia, mas também exportar o excedente para a Europa. A primeira parte já foi ligado em um evento onde o Rei Mohammed VI fez a inauguração, e é esperado para começar a produzir 160 megawatts.

Construído próximo da cidade de Ouarzazate, no centro de Marrocos, a usina utiliza tecnologia térmica solar, ao invés de painéis solares fotovoltaicos. Essa tecnologia térmica solar utiliza espelhos, que rastreiam o movimento do Sol, concentrando assim os raios solares para aquecer tubos com óleos. O óleo quente é usado para criar o vapor, que com a pressão faz com que turbinas girem, criando assim eletricidade. A vantagem de utilizar esta técnica é que o óleo pode então ser utilizado para derreter o sal, o qual se agarra a energia, e pode ser usado para produzir energia, mesmo após o sol se põe.

A primeira parte que acaba de ser ativada, é a Noor 1, e é esperado que forneça energia suficiente para centenas de milhares de casas, que fará a produção de eletricidade por até três horas após o por do sol. Quando a usina estiver completa em 2018, será gerado cerca de 560 megawatts de eletricidade, assim abastecendo 1,1 milhões de casas e funcionando 20 horas por dia e ocupando uma área de 24,3 quilômetros quadrados.

Ao concentrar-se a energia do sol para um único ponto, a usina é incapaz de aquecer o óleo até a temperaturas extremamente altas. O país tem a ambição de gerar 42 por cento das suas necessidades de eletricidade com energias renováveis ​​(por meio de uma mistura de energia eólica, hídrica e solar) em 2030 estima-se que 52 por cento sejam através de energias renováveis.

Agora compare isso com o Reino Unido, um país muito mais rico que o Marrocos, e que se comprometeu a gerar somente 30 por cento da sua eletricidade a partir de energias renováveis ​​em relação ao mesmo período de tempo em que o Marrocos.

Até agora o projeto foi de $ 3,9 bilhões em financiamento, com cerca de US $ 1 bilhão provenientes de um banco de investimento alemão e US $ 400 milhões do Banco Mundial. Espera-se que, como o preço da energia solar caindo, ele se tornará mais e mais viável para construir projetos, e deixando cada vez mais a dependência de combustíveis fósseis.

O Cassilândia Notícias aguarda informações dos responsáveis pela usina que será instalada em Cassilândia sobre a capacidade da mesma e se realmente a nossa seria a maior do mundo.

Vendo parcialmente a usina solar de Marrocos. Crédito na foto.
Vendo parcialmente a usina solar de Marrocos. Crédito na foto.

SIGA-NOS NO Google News