Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

03/02/2007 13:17

Vacina só é 100% eficaz em mulher virgem com até 26 anos

Irene Lôbo/ABr

Uma das críticas à vacina Gardasil, contra o papilomavírus humano (HPV), é o fato de ser 100% eficaz apenas em mulheres com até 26 anos que ainda não iniciaram a vida sexual. A partir da primeira relação, a pessoa pode ter contraído o vírus, o que limitaria sua utilidade.

O médico infectologista Marcelo Joaquim Barbosa, do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, diz que embora a vacina tenha eficácia comprovada, só vai proteger mulheres que ainda não fizeram sexo. “Para quem já teve contato com o vírus, não vai ser eficaz”.

A pesquisadora e principal autora da vacina no Brasil, Luísa Lina Villa, pondera. “O medicamento também poderá se utilizado por mulheres fora dessa faixa etária, embora a garantia de eficácia não seja de 100%”.

Segundo ela, uma pessoa com verruga causada por HPV 6, por exemplo, pode se proteger contra os outros HPVs (11, 16 e 18) se tomar a vacina, “o que não deixa de ser um benefício”.

A pesquisadora afirma que apesar de alguns países terem aprovado a vacina para homens, Brasil e Estados Unidos ainda aguardam os resultados dos ensaios clínicos para esse público.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já autorizou a comercialização da vacina Gardasil para os quatro tipos de HPV, ao valor máximo de R$ 364,16 a dose. Mas o laboratório Merck Sharp & Dohme, criador da vacina, recorreu do valor e espera a tramitação do processo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)