Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vacina contra dengue pode sair em 5 anos

Terra - 21 de março de 2005 - 15:53

Uma vacina contra a dengue pode ser desenvolvida nos próximos cinco anos, anunciaram especialistas em uma conferência sobre a doença na cidade de Siem Reap, no Camboja.
Seis equipes científicas em várias partes do mundo trabalham no projeto, com mais de US$ 50 milhões da Fundação Gates.
Mas especialistas na conferência também criticaram a falta de coordenação. Uma das maiores autoridades em dengue, Duane Gubler, disse que até agora as políticas de saúde pública fracassaram na conteção da doença.
Ela não é vista por formuladores dessas políticas como um problema grave mas, na verdade, são necessários recursos para prevenção e controle da dengue.

Surto

Nos últimos dois dias foram relatadas experiências com a doença em vários países do Sudeste da Ásia.
Houve um grande surto em Cingapura no ano passado e, embora a dengue seja raramente fatal, seus efeitos podem debilitar o paciente.
Podem ser necessários semanas ou até meses de convalescença, o que gera um forte impacto econômico e social.
A conferência enfatizou a importância de controle regional, exigindo que as autoridades sanitárias e os governos "levem a sério" a doença, disse o correspondente da BBC em Phnom Penh, Guy De Launey.
O primeiro passo seria um sistema amplo de notificação que permita que os surtos sejam contidos mais rapidamente.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2004, foram registrados mais de 90 mil casos da doença no Brasil, onde há condições favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 50 milhões de pessoas contraiam dengue anualmente, em mais de cem países de todos os continentes, exceto a Europa.
Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.

SIGA-NOS NO Google News