Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/02/2016 14:00

Uso de remédios vencidos pode causar alergias e até morte por intoxicação

EPharma Notícias

Em casa, é preciso ter cuidado para não cometer o mesmo erro que o consórcio LogRio, que deixou medicamentos armazenados passarem da data de validade. Usar remédios depois que esse prazo expira é um risco à saúde: se, em alguns casos, o fármaco apenas não faz efeito, em outros, ele pode provocar outros problemas, desde alergias até intoxicação, que pode levar à morte.

— Se o medicamento vencido for utilizado para aliviar um sintoma, ele não vai passar. Mas se for para tratar alguma doença, como diabetes, hipertensão ou doença do coração, o problema vai progredir e o paciente pode enfartar, por exemplo — diz o clínico geral Thiago Ribeiro, chefe do Serviço de Emergência do Hospital São Lucas.

Segundo o médico, o consumo de remédios após a data de validade é bastante comum, sobretudo entre idosos, devido à dificuldade de enxergar o que vem escrito na embalagem. No caso de cartelas de comprimidos, guardar a caixa, que geralmente traz o prazo impresso em maior qualidade, evita o equívoco.

De acordo com a farmacêutica Adriane Martins Dias, coordenadora do curso de farmácia do Centro Universitário Anhanguera de Niterói, outras possíveis consequências do uso de fármacos orais vencidos são náuseas, vômitos, lesões gástricas (que podem formar úlceras) e choque anafilático (em situações raras, se a pessoa tiver alergia à algum ingrediente da fórmula). Se o medicamento em questão for uma pomada, podem surgir efeitos tópicos, como vermelhidão e manchas na pele.

— O prazo de validade é a data limite até a qual a indústria garante a qualidade de todos os produtos usados na fabricação do remédio e a eficiência dele. Mesmo que o princípio ativo continue bom, outro componente pode se desestabilizar após essa data e fazer mal à saúde — explica Adriane Martins Dias.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)