Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Urnas substituídas até o momento no país somam 285

Priscilla Mazenotti - Agência Brasil - 05 de outubro de 2008 - 11:51

As primeiras duas horas de votação transcorrem normalmente, segundo balanço divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o momento, 100% do processo eleitoral está sendo feito por meio eletrônico e apenas 285 urnas tiveram de ser substituídas. O número representa 0,07% do total e foi considerado baixo pelo secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino.

“É um percentual mais baixo que em 2006”, disse. Os estados de Santa Catarina, com 70 urnas, de São Paulo, com 61 e do Rio de Janeiro com 55 lideram a lista de urnas substituídas. Giuseppe Janino explicou que o número se deve ao modelo da urna utilizado. “Dependendo de cada equipamento pode ter maior ou menor substituições”, disse.

O município de Trindade, em Goiás, enfrenta falta de energia. O problema, no entanto, não irá atrapalhar o processo eleitoral. “As urnas funcionam pelo processo no break e ainda há baterias para garantir que o processo não seja interrompido”, explicou Giuseppe.

Nas localidades onde há urnas com sistema biométrico, o processo de votação transcorre normalmente. “Não houve nenhum caso de não reconhecimento do eleitor e as filas estão dentro da normalidade”, afirmou.

O TSE, no entanto, constatou um caso de roubo de urna eletrônica. No Colégio Joaquim Carvalho, em Goiânia, quatro adolescentes foram presos por furto da urna, que passará por verificação da Polícia Federal para constatar se houve fraude. “Foi mais para furtar algo de valor dentro da escola do que por outro motivo. Não creio que haja outra motivação”, justificou Giuseppe.

SIGA-NOS NO Google News