Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Universidades públicas deveriam ter cotas, diz reitor

Maristela Brunetto e Malu Prado / Campo Grande News - 13 de dezembro de 2004 - 12:46

As universidades particulares estão recebendo uma migração de alunos das classes D e E enquanto as públicas recebem alunos das classes A e B, resumiu hoje o reitor da Uniderp, Pedro Chaves, que preside o conselho deliberativo da Associação Nacional das Universidades Particulares. Ele citou o fato para justificar que as instituições particulares têm aberto maiores oportunidades ao aderirem a cotas.
Chaves cita o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) e a bolsa universitária do governo federal, que dão oportunidade a quem não pode pagar a mensalidade da universidade particular. Para ele, as faculdades públicas deveriam estabelecer sistemas de cotas para acesso. Em Mato Grosso do Sul, a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) destina vagas para negros e índios.
Com a criação do Prouni (Programa Universidade para Todos), os alunos inscritos no Fies que forem beneficiados perderão o crédito, que será repassado a outro, assim como a Bolsa Universitária. Para Chaves, haverá ampliação de alunos atendidos. Com a adesão ao programa, as instituições particulares terão desconto em impostos.
O controle dos alunos serão feito por uma comissão permanente, que avaliará se o beneficiário atingiu média de 75% de presença e aproveitamento.O programa é somente para alunos de baixa renda. Para as universidades, três notas insuficientes seguidas no Provão levam à exclusão do curso do Prouni.

SIGA-NOS NO Google News