Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Unesco promove mobilização para discutir educação

Luciana Valle / ABr - 19 de abril de 2004 - 15:51

A UNESCO promove a Semana de Ação Global sobre o tema “Educação para Todos”, de hoje até 25 de abril. A organização, que quer levar ao mundo inteiro a discussão da necessidade de uma educação básica de qualidade para todos, começou a mobilização nas escolas.

Escolhido pela UNESCO em todo o Distrito Federal, o Centro de Atenção Integrada da Criança e Adolescente – CAIC – em São Sebastião, participa das comemorações, é motivo de orgulho para os quase 3000 alunos, da creche ao ensino médio. Em parceria com a UNESCO desde 1994 para se tornar referência no ensino em todo o DF, a escola registra baixos índices de evasão escolar. Para o aluno da 3ª série, Felipe Jesus Santos Costa, de 11 anos, a escola é muito importante na sua vida. Como ele mesmo afirma: “sem escola a gente não consegue trabalho. Até para trabalhar de gari precisa ter o 3º ano.”

Os alunos conseguiram representar as maiores carências do ensino brasileiro. Cartazes denunciavam a falta de compromisso, educação em declínio, desorganização, falta de objetivo, tradicionalismo e limitação. Para combater essas mazelas, os alunos-atores pediam inovação, compromisso, coletividade, união e amor para a educação no Brasil. A encenação emocionou a Diretora Regional da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal, educadora Valéria Araújo Pereira. Ela afirma que o aluno deve se apaixonar pela escola, como antigamente. “Nós precisamos trazer a criança para a escola de uma forma prazerosa, com paixão, com amor, para ela desfrutar do ambiente escolar”.

A idéia da Semana de Ação Global surgiu em 1990, abrangendo países de todo o mundo. Para o representante oficial da UNESCO no Brasil, Célio da Cunha, o desafio da educação brasileira é dar formação de qualidade para que cada criança possa participar do processo de construção de uma nova sociedade, onde “o progresso seja pautado no respeito à diversidade e à vida humana”, declara.

A Semana de Ação Global – Educação para Todos – programou a visita de alunos ao plenário da Câmara, para assistir a uma sessão plenária no dia 22, às 9h30. As crianças vão dizer aos parlamentares o que pensam sobre a educação e como eles podem ajudá-las nessa mobilização. Os alunos vão apresentar também uma mensagem reivindicando educação de qualidade para todos.

Além de envolver os alunos, a UNESCO também vai mobilizar políticos, autoridades e sociedade civil em ações conjuntas com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, durante a realização da Semana de Ação Global. O Programa Educação para Todos defende metas estabelecidas pelo Fórum Mundial de Educação, realizado em Dacar, no Senegal, em 2000, quando 180 países se comprometeram a garantir educação de qualidade e gratuita a todas as crianças, num prazo de 15 anos (até 2015). Outra meta que será cobrada é aumentar as oportunidades de aprendizado para jovens e adultos, melhorando em 50%, nesse período, os níveis de alfabetização de adultos em cada país.

SIGA-NOS NO Google News