Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/04/2004 15:51

Unesco promove mobilização para discutir educação

Luciana Valle / ABr

A UNESCO promove a Semana de Ação Global sobre o tema “Educação para Todos”, de hoje até 25 de abril. A organização, que quer levar ao mundo inteiro a discussão da necessidade de uma educação básica de qualidade para todos, começou a mobilização nas escolas.

Escolhido pela UNESCO em todo o Distrito Federal, o Centro de Atenção Integrada da Criança e Adolescente – CAIC – em São Sebastião, participa das comemorações, é motivo de orgulho para os quase 3000 alunos, da creche ao ensino médio. Em parceria com a UNESCO desde 1994 para se tornar referência no ensino em todo o DF, a escola registra baixos índices de evasão escolar. Para o aluno da 3ª série, Felipe Jesus Santos Costa, de 11 anos, a escola é muito importante na sua vida. Como ele mesmo afirma: “sem escola a gente não consegue trabalho. Até para trabalhar de gari precisa ter o 3º ano.”

Os alunos conseguiram representar as maiores carências do ensino brasileiro. Cartazes denunciavam a falta de compromisso, educação em declínio, desorganização, falta de objetivo, tradicionalismo e limitação. Para combater essas mazelas, os alunos-atores pediam inovação, compromisso, coletividade, união e amor para a educação no Brasil. A encenação emocionou a Diretora Regional da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal, educadora Valéria Araújo Pereira. Ela afirma que o aluno deve se apaixonar pela escola, como antigamente. “Nós precisamos trazer a criança para a escola de uma forma prazerosa, com paixão, com amor, para ela desfrutar do ambiente escolar”.

A idéia da Semana de Ação Global surgiu em 1990, abrangendo países de todo o mundo. Para o representante oficial da UNESCO no Brasil, Célio da Cunha, o desafio da educação brasileira é dar formação de qualidade para que cada criança possa participar do processo de construção de uma nova sociedade, onde “o progresso seja pautado no respeito à diversidade e à vida humana”, declara.

A Semana de Ação Global – Educação para Todos – programou a visita de alunos ao plenário da Câmara, para assistir a uma sessão plenária no dia 22, às 9h30. As crianças vão dizer aos parlamentares o que pensam sobre a educação e como eles podem ajudá-las nessa mobilização. Os alunos vão apresentar também uma mensagem reivindicando educação de qualidade para todos.

Além de envolver os alunos, a UNESCO também vai mobilizar políticos, autoridades e sociedade civil em ações conjuntas com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, durante a realização da Semana de Ação Global. O Programa Educação para Todos defende metas estabelecidas pelo Fórum Mundial de Educação, realizado em Dacar, no Senegal, em 2000, quando 180 países se comprometeram a garantir educação de qualidade e gratuita a todas as crianças, num prazo de 15 anos (até 2015). Outra meta que será cobrada é aumentar as oportunidades de aprendizado para jovens e adultos, melhorando em 50%, nesse período, os níveis de alfabetização de adultos em cada país.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)