Cassilândia, Terça-feira, 19 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

24/07/2009 10:23

UEMS reestrutura unidades universitárias e cursos

UEMS

O Diário Oficial publicado em 22 de julho, no Estado, oficializa as decisões a que chegaram os conselheiros da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, nas reuniões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e do Conselho Universitário (COUNI), quanto à reestruturação pela qual passa a UEMS a partir do próximo ano.

Dentre as resoluções publicadas, foi aprovada a criação de três cursos na Unidade Universitária de Campo Grande, sendo eles: licenciatura em Artes Cênicas e Dança; e licenciatura em Geografia, ambas no período noturno, e, ainda, curso de Letras, habilitação português/inglês e suas literaturas ou habilitação português/espanhol e suas literaturas. Além da licenciatura, também será oferecido o bacharelado em Letras para a unidade de Campo Grande, sendo que as licenciaturas funcionarão a noite e o bacharelado vespertinamente.

Para que houvesse essa acomodação, migraram do interior do Estado para a capital os cursos de Geografia (Glória de Dourados) e Letras (Nova Andradina). Como alternativa, a cidade de Glória passa a se fortalecer como um pólo de formação tecnológica, sendo que a partir deste vestibular já oferece o curso superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, no período noturno, e o curso superior de Tecnologia em Agroecologia, turno integral.

Também Ivinhema e Naviraí recebem cursos superiores voltados ao mercado de trabalho, sendo eles Tecnologia em Horticultura, que será oferecido no período da manhã em Ivinhema, e Tecnologia em Alimentos, no período da tarde em Naviraí.

Para substituir o curso de Letras de Nova Andradina, fica aprovada, de acordo com as demandas locais, a criação da licenciatura em Computação, ofertada no período matutino e voltada principalmente para a prática pedagógica da informática nas salas de tecnologias, já que para essa função faltam profissionais capacitados.

Na Unidade de Dourados, o Vestibular 2010 traz a oferta de duas novas engenharias: engenharia física, que passa a ser o segundo curso do país; e engenharia ambiental, também buscando atender melhor ao mercado profissional no processo em que se presencia a chegada de várias indústrias na a região.

Por fim, faz parte ainda da reestruturação, a alteração da duração do curso de Turismo - Ênfase em Ambientes Naturais de Dourados e Jardim que passam a ter quatro anos. Altera-se também o turno de oferta do Curso de Ciências Contábeis, bacharelado, em Ponta Porã, que passará a ser ofertado no período noturno.
Destaca-se, porém, que essas mudanças atingirão somente os alunos ingressantes em 2010. Para os alunos já matriculados nada muda.

Para a Pró-Reitora de Ensino da UEMS, Profa. Dra. Elisangela Scaff, essa reestruturação representa um grande avanço nesses quinze anos da UEMS, pois define com maior clareza o perfil de cada Unidade Universitária, contribuindo significativamente para o seu fortalecimento institucional e marcando definitivamente a posição que a UEMS ocupa no desenvolvimento do estado de Mato Grosso do Sul.



_________________________
Maria Alice Campagnoli Otre

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 19 de Setembro de 2017
10:00
Receita do dia
Segunda, 18 de Setembro de 2017
22:10
Loteria
Domingo, 17 de Setembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)