Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

24/07/2009 10:23

UEMS reestrutura unidades universitárias e cursos

UEMS

O Diário Oficial publicado em 22 de julho, no Estado, oficializa as decisões a que chegaram os conselheiros da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, nas reuniões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e do Conselho Universitário (COUNI), quanto à reestruturação pela qual passa a UEMS a partir do próximo ano.

Dentre as resoluções publicadas, foi aprovada a criação de três cursos na Unidade Universitária de Campo Grande, sendo eles: licenciatura em Artes Cênicas e Dança; e licenciatura em Geografia, ambas no período noturno, e, ainda, curso de Letras, habilitação português/inglês e suas literaturas ou habilitação português/espanhol e suas literaturas. Além da licenciatura, também será oferecido o bacharelado em Letras para a unidade de Campo Grande, sendo que as licenciaturas funcionarão a noite e o bacharelado vespertinamente.

Para que houvesse essa acomodação, migraram do interior do Estado para a capital os cursos de Geografia (Glória de Dourados) e Letras (Nova Andradina). Como alternativa, a cidade de Glória passa a se fortalecer como um pólo de formação tecnológica, sendo que a partir deste vestibular já oferece o curso superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, no período noturno, e o curso superior de Tecnologia em Agroecologia, turno integral.

Também Ivinhema e Naviraí recebem cursos superiores voltados ao mercado de trabalho, sendo eles Tecnologia em Horticultura, que será oferecido no período da manhã em Ivinhema, e Tecnologia em Alimentos, no período da tarde em Naviraí.

Para substituir o curso de Letras de Nova Andradina, fica aprovada, de acordo com as demandas locais, a criação da licenciatura em Computação, ofertada no período matutino e voltada principalmente para a prática pedagógica da informática nas salas de tecnologias, já que para essa função faltam profissionais capacitados.

Na Unidade de Dourados, o Vestibular 2010 traz a oferta de duas novas engenharias: engenharia física, que passa a ser o segundo curso do país; e engenharia ambiental, também buscando atender melhor ao mercado profissional no processo em que se presencia a chegada de várias indústrias na a região.

Por fim, faz parte ainda da reestruturação, a alteração da duração do curso de Turismo - Ênfase em Ambientes Naturais de Dourados e Jardim que passam a ter quatro anos. Altera-se também o turno de oferta do Curso de Ciências Contábeis, bacharelado, em Ponta Porã, que passará a ser ofertado no período noturno.
Destaca-se, porém, que essas mudanças atingirão somente os alunos ingressantes em 2010. Para os alunos já matriculados nada muda.

Para a Pró-Reitora de Ensino da UEMS, Profa. Dra. Elisangela Scaff, essa reestruturação representa um grande avanço nesses quinze anos da UEMS, pois define com maior clareza o perfil de cada Unidade Universitária, contribuindo significativamente para o seu fortalecimento institucional e marcando definitivamente a posição que a UEMS ocupa no desenvolvimento do estado de Mato Grosso do Sul.



_________________________
Maria Alice Campagnoli Otre

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)