Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

UEMS Promove a I Conferência de Empreendedorismo

Dourados News - 26 de outubro de 2004 - 14:00

As palestras do “Papa” do empreendedorismo no Brasil, o consultor e professor da Fundação Dom Cabral, Fernando Dolabela, e da coordenadora adjunta da Coordenação de Ensino de Empreendedorismo (CEMP) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Regina Jardim, são as principais atrações da I Conferência Sul-Mato-Grossense de Empreendedorismo, que será realizada no Espaço Esperança, em Dourados, entre os dias 3 e 5 de novembro.

O evento está sendo promovido pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e pela incubadora de empresas Fênix, e conta com o apoio do Sebrae/MS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), Brasil Telecom, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), prefeitura de Dourados, Associação Comercial e Industrial de Dourados (ACID) e a Fundação de Apoio a Pesquisa, ao Ensino e a Cultura de Mato Grosso do Sul (Fapems). Dolabela é criador dos maiores programas de ensino de empreendedorismo do Brasil na educação básica e universitária.

A metodologia criada por ele, “Oficina do Empreendedor”, é utilizada em projetos do IEL, Sebrae, CNPq, já foi implementada em cerca de 300 instituições de ensino superior e beneficia 2,5 mil professores e 80 mil alunos por ano. Outro trabalho seu, a metodologia “Pedagogia Empreendedora” (educação empreendedora para educação infantil, ensino fundamental e médio), apesar de recente já é utilizada em 93 cidades, envolvendo cerca de 8,4 mil professores e 224 mil alunos, com repercussão em uma população de 2,5 milhões de habitantes. Também é consultor do IEL Nacional, CNPq, e da Agência de Educação para o Desenvolvimento (AED), e autor de nove livros sobre empreendedorismo.

Já Regina Jardim é psicóloga, e além de coordenadora adjunta da CEMP/PUC-RJ é também professora de Atitude Empreendedora, do Departamento de Psicologia, onde ministra a disciplina de “Formação de Empreendedores”.

Segundo a gerente da incubadora Fênix e coordenadora da Conferência, Janete Genetris Soares, o evento tem o objetivo de disseminar a cultura empreendedora e incentivar a concretização de idéias inovadoras entre os estudantes de ensino superior de todo o Estado. “Queremos despertar nossos jovens para o empreendedorismo, para que eles também tenham o sonho de ter seu próprio negócio, deixando um pouco de lado essa visão de que quando ele termina seu curso superior tem que buscar um emprego no mercado de trabalho, para incentivá-lo a criar sua empresa, abrir seu negócio, e assim ser empregador e não apenas um empregado”, salientou. Janete disse que a expectativa é que de 200 a 300 pessoas participem da conferência, entre os acadêmicos de diversos cursos de todo o Estado, profissionais e empresários da região.

Além das palestras com algumas das maiores autoridades do País no assunto, também estão previstas a apresentação de casos de sucesso de três empresários do Estado: Osmar Matos, do Restaurante Kikão, de Dourados, Edison Morelis Coca, da Prata 1000 Indústria e Comércio, de Campo Grande e José Roberto Ribeiro Pinto Júnior, da Panificadora Pão & Cia, também de Dourados. As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 29 de outubro. Informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 411-9109 ou pelo site www.uems.br/fenix.

SIGA-NOS NO Google News