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Uber terá que ter escritório e SAC para atender passageiros na Capital

Midiamax - 17 de maio de 2017 - 09:20

A empresa Uber terá que ter um escritório e um SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) para atender os passageiros em Campo Grande. De acordo com a Prefeitura, em decreto que regulariza o serviço, publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta terça-feira (16), "as OTTs Operadoras de Tecnologia de Transporte) credenciadas para este serviço deverão estabelecer filial devidamente constituída na cidade de Campo Grande - MS, bem como o Serviço de Atendimento ao Cliente". No caso da Uber, o escritório está no Shopping Pátio Central. 

Em nota, a empresa Uber contestou pontos do decreto que regulamenta os aplicativos de carona denominadas OTTs (Operadoras de Tecnologia de Transporte). Um dos pontos é em relação a liberação de informações para a Prefeitura acessar a plataforma como motorista.

A Prefeitura requer informações sobre origem e destino da viagem; tempo de duração e distância do trajeto; tempo de espera para a chegada do veículo à origem da viagem; mapa do trajeto; itens do preço pago; avaliação do serviço prestado pelo passageiro; identificação do condutor; Identificação do veículo; quilometragem rodada pelos veículos. Segundo o executivo, as informações são necessárias para o "controle e a regulação de políticas públicas de mobilidade urbana".

Outro ponto, na qual a empresa é contrária é em relação a inspeção veicular. No decreto, também é especificado que para dirigir um Uber, os motoristas terão que comprovar aprovação em curso de formação com conteúdo e carga horária igual ao oferecido aos condutores de transporte individual (táxi); apresentar Certidão Negativa Criminal Estadual e Federal; estar inscrito como segurado Instituto Nacional de Seguridade Social ou como MEI (Micro Empreendedor Individual).

Leia nota da Uber:

- A Uber acredita que regulações modernas usam a tecnologia para o bem das pessoas e das cidades. Portanto, é importante frisar que diversos pontos do decreto proposto pela prefeitura de Campo Grande terão um efeito exatamente oposto, burocratizando o acesso à tecnologia. Entre eles:

Pedido de liberação de autorização da Prefeitura para acessar a plataforma como motorista
Hoje, a Uber faz as checagens de segurança e de documentos necessárias para que o motorista entre na plataforma, além de oferecer seguro APP de R$100mil durante a viagem.

Com intermediários desnecessários, o processo fica mais demorado, fazendo com que as pessoas que desejam usar a plataforma para complementar a renda (dirigindo menos de 10 horas por semana, o que engloba cerca de 50% dos motoristas parceiros do Brasil) percam este incentivo
Com menos motoristas parceiros, o serviço fica menos confiável já que os carros demoram mais para chegar, além de ficar mais caro, obrigando as pessoas a usarem seus carros, aumentando o trânsito na cidade.

Inspeção veicular antiquada

A Uber oferece, ao fim de cada viagem, a avaliação mútua - motorista avalia o usuário e o próprio usuário dá uma nota para o parceiro.

Deste modo, o motorista precisa manter uma média maior que 4.6 de 5 estrelas para continuar na plataforma.
Este tipo de avaliação, comum na Internet, é o que faz o serviço se manter bom para todas as partes
Existem outros modos de se fazer inspeção veicular, como o piloto desenvolvido pela Uber em Brasília - os parceiros, aleatoriamente, recebem um pedido de viagem que na verdade é uma inspeção coordenada pela empresa, para assegurar a qualidade dos veículos.

Definição errada sobre as plataformas de tecnologia de mobilidade urbana

A Uber é uma empresa de tecnologia que criou uma plataforma que conecta motoristas profissionais à usuários que desejam este serviço.

Compartilhamento de dados

O Marco Civil da Internet é a lei federal que regula qualquer tipo de compartilhamento de dados no Brasil.

A Uber reforça que é a favor de regulações modernas que usem a tecnologia para bem das pessoas e das cidades. Estamos à disposição do poder público para debater, junto com a população de Campo Grande, o papel das novas formas de mobilidade no Brasil.

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