Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

20/04/2006 06:08

Tucuruí instala a última de suas 23 turbinas

Lourival Macedo/ABr

A instalação da última das 23 turbinas da Usina Hidrelétrica de Tucurui foi iniciada nesta semana, com a descida do rotor ao poço. O rotor é uma peça de 918 mil quilos e após a descida será montada a turbina, marcando a última etapa da obra que começou há 21 anos e ficou em US$ 6 bilhões. A entrada em operação comercial da nova turbina está prevista para julho, quando os reservatórios das hidrelétricas do Centro-Sul do país estarão com o volume de água pela metade.

Administrada pela Eletronorte, a hidrelétrica de Tucuruí, no Rio Tocantins, é a maior usina brasileira construída totalmente em território nacional. Em julho, a capacidade instalada passará de 7.300 megawatts para 8.370 megawatts, "suficiente para levar energia a 40 milhões de brasileiros", segundo o presidente da estatal, Carlos Nascimento.

"A meta é interligar os sistemas ainda isolados, como os estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e Amapá, ao Parque Gerador Nacional, com a construção de mais oito hidrelétricas e a geração de mais 60 mil megawatts", informou. Ele acrescentou que os sistemas isolados encarecem a produção de energia por utilizarem combustível fóssil.

Cerca de 20 mil de famílias que vivem nas proximidades da hidrelétrica de Tucuruí, no entanto, continuam sem energia em suas casas. Essa situação, de acordo com o coordenador da Eletronorte para o programa Luz para Todos, Henrique Luduvice, será resolvida até julho. "O governo federal instalará energia elétrica em 8.475 moradias de famílias de baixa renda e até o ano que vem, a luz chegará às outras 10 mil famílias da região do entorno de Tucuruí", informou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)