Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tuberculose: uma pessoa pode passar para outras quinze

Agência do Rádio - 24 de julho de 2008 - 07:33

Toda criança, ao nascer, recebe uma dose de vacina contra a tuberculose. A vacina protege o bebê nos cinco primeiros anos de vida, mas depois não garante mais proteção contra a doença. Como não existe vacina contra a tuberculose para adultos, o diagnóstico precoce é a única maneira de evitar a contaminação de outras pessoas, como explica o coordenador nacional do Programa contra a Tuberculose, Dráurio Barreira.


"A tuberculose, como é transmitida por via aérea, ou seja, pela respiração, a única forma efetiva de controle é você detectar, diagnosticar muito rapidamente aqueles pacientes que tem tuberculose. Porque uma pessoa tossindo, espirrando, falando, que tenha tuberculose, ela pode transmitir em média para 15 pessoas o bacilo, isso alguns estudos apontam, pode ser mais, pode ser menos, enfim, depende das condições de vida dessa pessoa, se ela vive com a família com várias pessoas, do ambiente de trabalho, do meio de transporte que ela usa."

O coordenador nacional do Programa contra a Tuberculose explica que o principal sintoma da doença é a tosse persistente, que dura mais de três semanas.

De Brasília, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News