Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tuberculose: Tratamento é longo, mas eficiente

Agência do Rádio - 08 de julho de 2008 - 07:26

O tratamento da tuberculose é relativamente simples, é de graça e está disponível nas unidades de saúde pública do País. De acordo com o coordenador do Programa contra a Tuberculose do Ministério da Saúde, Dráurio Barreira, apesar do tratamento contra a doença ser muito eficiente e acessível, existe uma dificuldade.

TEC/SONORA: coordenador do Programa contra a Tuberculose - Dráurio Barreira O tratamento da tuberculose leva pelo menos seis meses. A taxa de cura é de quase 100%. No entanto, as pessoas que começam o tratamento, como tem que tomar muitos comprimidos – às vezes seis ou mais comprimidos por dia durante seis meses – ao final de duas ou três semanas elas se sentem perfeitamente bem, começam a engordar, a tosse passa, a febre acaba, a pessoa se sente saudável novamente e acha que está curada. Por isso, há um abandono muito grande do tratamento. Esse é o principal problema da tuberculose no Brasil e no mundo. O bacilo não estava eliminado ainda, quando a pessoa para de tomar os remédios, aqueles poucos sobreviventes que estão no organismo passam a se reproduzir resistentes ao medicamento que a gente fazia uso."

De acordo com o coordenador do Programa contra Tuberculose, como a doença é transmitida por via respiratória, a prevenção não é fácil. Daí a importância do rápido diagnóstico e do tratamento. Após quinze dias sendo medicado, o doente pára de transmitir o bacilo e, assim, não coloca em risco outras pessoas. Na próxima semana, o Ministério da Saúde começa uma campanha de esclarecimento público sobre a tuberculose.

De Brasília, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News