Cassilândia, Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

08/07/2008 07:26

Tuberculose: Tratamento é longo, mas eficiente

Agência do Rádio

O tratamento da tuberculose é relativamente simples, é de graça e está disponível nas unidades de saúde pública do País. De acordo com o coordenador do Programa contra a Tuberculose do Ministério da Saúde, Dráurio Barreira, apesar do tratamento contra a doença ser muito eficiente e acessível, existe uma dificuldade.

TEC/SONORA: coordenador do Programa contra a Tuberculose - Dráurio Barreira O tratamento da tuberculose leva pelo menos seis meses. A taxa de cura é de quase 100%. No entanto, as pessoas que começam o tratamento, como tem que tomar muitos comprimidos – às vezes seis ou mais comprimidos por dia durante seis meses – ao final de duas ou três semanas elas se sentem perfeitamente bem, começam a engordar, a tosse passa, a febre acaba, a pessoa se sente saudável novamente e acha que está curada. Por isso, há um abandono muito grande do tratamento. Esse é o principal problema da tuberculose no Brasil e no mundo. O bacilo não estava eliminado ainda, quando a pessoa para de tomar os remédios, aqueles poucos sobreviventes que estão no organismo passam a se reproduzir resistentes ao medicamento que a gente fazia uso."

De acordo com o coordenador do Programa contra Tuberculose, como a doença é transmitida por via respiratória, a prevenção não é fácil. Daí a importância do rápido diagnóstico e do tratamento. Após quinze dias sendo medicado, o doente pára de transmitir o bacilo e, assim, não coloca em risco outras pessoas. Na próxima semana, o Ministério da Saúde começa uma campanha de esclarecimento público sobre a tuberculose.

De Brasília, Marcelo Brito

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 22 de Setembro de 2017
Quinta, 21 de Setembro de 2017
10:00
Receita do dia
06:20
Libertadores da América
Quarta, 20 de Setembro de 2017
21:22
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)