Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/07/2008 07:26

Tuberculose: Tratamento é longo, mas eficiente

Agência do Rádio

O tratamento da tuberculose é relativamente simples, é de graça e está disponível nas unidades de saúde pública do País. De acordo com o coordenador do Programa contra a Tuberculose do Ministério da Saúde, Dráurio Barreira, apesar do tratamento contra a doença ser muito eficiente e acessível, existe uma dificuldade.

TEC/SONORA: coordenador do Programa contra a Tuberculose - Dráurio Barreira O tratamento da tuberculose leva pelo menos seis meses. A taxa de cura é de quase 100%. No entanto, as pessoas que começam o tratamento, como tem que tomar muitos comprimidos – às vezes seis ou mais comprimidos por dia durante seis meses – ao final de duas ou três semanas elas se sentem perfeitamente bem, começam a engordar, a tosse passa, a febre acaba, a pessoa se sente saudável novamente e acha que está curada. Por isso, há um abandono muito grande do tratamento. Esse é o principal problema da tuberculose no Brasil e no mundo. O bacilo não estava eliminado ainda, quando a pessoa para de tomar os remédios, aqueles poucos sobreviventes que estão no organismo passam a se reproduzir resistentes ao medicamento que a gente fazia uso."

De acordo com o coordenador do Programa contra Tuberculose, como a doença é transmitida por via respiratória, a prevenção não é fácil. Daí a importância do rápido diagnóstico e do tratamento. Após quinze dias sendo medicado, o doente pára de transmitir o bacilo e, assim, não coloca em risco outras pessoas. Na próxima semana, o Ministério da Saúde começa uma campanha de esclarecimento público sobre a tuberculose.

De Brasília, Marcelo Brito

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)