Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

01/04/2008 14:42

TSE altera resolução sobre regras para fundações

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deferiu parcialmente a Petição (Pet) 1.499/2004, formulada pelo partido Democratas (DEM) e pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), na sessão administrativa de 25 de março. Votaram com o relator Cezar Peluso, os ministros Carlos Ayres Britto, José Delgado, Ari Pargendler, Caputo Bastos e Marcelo Ribeiro.

Na decisão, o TSE aprovou alteração de artigos da Resolução 22.121/2005, que dispõe sobre as regras de adequação dos institutos ou fundações de pesquisa dos partidos políticos às normas do novo Código Civil. O Tribunal aprovou o pedido de reconsideração no sentido de atestar que nem todas as normas das fundações de direito privado se aplicam às fundações dos partidos políticos.

A iniciativa do Tribunal, em baixar resolução tratando sobre o tema, decorreu da entrada em vigor do novo código civil brasileiro que extinguiu a categoria jurídica dos institutos e, conseqüentemente, os partidos precisaram se adequar rapidamente à nova exigência legal transformando seus institutos em fundações.

Peculiaridades

O TSE aprovou o pedido de reconsideração reconhecendo as peculiaridades dos partidos políticos, como vinculação, instituição e destinação dos recursos públicos do Fundo Partidário o que gera nas fundações vinculadas a partidos uma situação “sui generis”, na qual elas são intrinsecamente fundações.

Contudo, as fundações passam a ter um tratamento diferenciado como, por exemplo, no que diz respeito à escolha de seus dirigentes que não mais serão indicados pelo colegiado da fundação, mas sim pelo partido político. Outro ponto importante diz respeito à fiscalização do Ministério Público que passa a ser plena e não somente em relação aos recursos advindos do Fundo Partidário.




Assomasul

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)