Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/04/2008 14:42

TSE altera resolução sobre regras para fundações

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deferiu parcialmente a Petição (Pet) 1.499/2004, formulada pelo partido Democratas (DEM) e pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), na sessão administrativa de 25 de março. Votaram com o relator Cezar Peluso, os ministros Carlos Ayres Britto, José Delgado, Ari Pargendler, Caputo Bastos e Marcelo Ribeiro.

Na decisão, o TSE aprovou alteração de artigos da Resolução 22.121/2005, que dispõe sobre as regras de adequação dos institutos ou fundações de pesquisa dos partidos políticos às normas do novo Código Civil. O Tribunal aprovou o pedido de reconsideração no sentido de atestar que nem todas as normas das fundações de direito privado se aplicam às fundações dos partidos políticos.

A iniciativa do Tribunal, em baixar resolução tratando sobre o tema, decorreu da entrada em vigor do novo código civil brasileiro que extinguiu a categoria jurídica dos institutos e, conseqüentemente, os partidos precisaram se adequar rapidamente à nova exigência legal transformando seus institutos em fundações.

Peculiaridades

O TSE aprovou o pedido de reconsideração reconhecendo as peculiaridades dos partidos políticos, como vinculação, instituição e destinação dos recursos públicos do Fundo Partidário o que gera nas fundações vinculadas a partidos uma situação “sui generis”, na qual elas são intrinsecamente fundações.

Contudo, as fundações passam a ter um tratamento diferenciado como, por exemplo, no que diz respeito à escolha de seus dirigentes que não mais serão indicados pelo colegiado da fundação, mas sim pelo partido político. Outro ponto importante diz respeito à fiscalização do Ministério Público que passa a ser plena e não somente em relação aos recursos advindos do Fundo Partidário.




Assomasul

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)