Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/04/2014 09:16

Trombose: Saiba sobre a doença que provoca coágulos no sangue

Agência do Rádio

A trombose, doença que provoca coágulos no sangue, pode atacar o pulmão, o cérebro e até mesmo braços e pernas. Em casos mais graves, pode levar à morte. Diversos fatores de risco contribuem para que uma pessoa desenvolva a doença, como explica o chefe do departamento de medicina interna do INTO - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad, Salo Buksman.

"Pessoas que são obesas, pessoas que fumam são mais suscetíveis à trombose. Pessoas que usam hormônio feminino, por exemplo, que fazem reposição hormonal. As pessoas mais idosas são mais sujeitas. Existem condições cardíacas, como a insuficiência cardíaca, que deixa a pessoa mais suscetível".

A psicóloga de 37 anos, que não quis se identificar, enfrentou a trombose duas vezes. Ela conta que percebeu o problema quando tinha apenas 19 anos.

"Estava trabalhando. Aí a minha perna começou a inchar muito e eu não conseguia mais nem dobrar o joelho. Tive que ficar em repouso, tomar Heparina. Dois anos depois eu tive no rim e na cava. E só descobriu depois que fez um exame chamado Ecodoppler Colorido, que descobriram um trombo. E o maior risco era do trombo deslocar para o cérebro, para o pulmão, para o coração e eu acabei perdendo o rim direito. E eu sentia muita, muita dor nas costas. Cheguei até a vomitar de tanta dor que eu sentia".

 Ainda de acordo com o chefe do departamento de medicina interna do INTO, Salo Buksman, todas as pessoas que têm predisposição para desenvolver a trombose devem tomar medidas de prevenção.

"Uso de meias elásticas, uso de aparelhos que fazem compressão intermitente das panturrilhas, a mobilização mais precoce possível. Existem essas outras medidas, também, que reduzem o risco de a pessoa fazer trombose".

 Atualmente, cerca de um milhão e meio de brasileiros sofrem com trombose arterial. O SUS oferece tratamento gratuito para combater a doença. Em alguns casos, os médicos também fazem pequenas cirurgias para retirar os coágulos. Para debater os avanços no diagnóstico e tratamento da doença, ocorre neste sábado, dia 12, a Primeira Jornada Nacional Antitrombose. O evento será realizado no auditório do INTO, no Rio de Janeiro, onde participam também o Instituto Nacional do Câncer e o Instituto Nacional de Cardiologia.

Reportagem, Fábio Ruas

Tive no celebro em novembro de 2013...Foi um susto,quase morri.
Mas DEUS cuidou de mim,ainda estou em tratamento,mas estou melhor.
 
Erika Cristiane em 13/04/2014 16:48:55
Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)