Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Troca de moeda de R$ 1 termina hoje

Agência Brasil - 22 de março de 2004 - 09:48

O prazo para a troca das moedas de R$ 1 em aço inoxidável pelas bimetálicas de borda dourada termina hoje em toda a rede bancária. A partir de amanhã, a troca só poderá ser feita em 146 agências do Banco do Brasil, nas capitais e principais cidades do interior, até 23 de setembro.

As 214,7 milhões de moedas em aço inoxidável em circulação estão sendo recolhidas desde setembro do ano passado.

É a primeira vez que o Brasil faz esse tipo de troca de moedas, com o objetivo de aprimorar o meio circulante, facilitar a identificação e aumentar a segurança do dinheiro. As moedas retiradas de circulação são descaracterizadas e vendidas como sucata para a indústria siderúrgica.

De acordo com o BC, 163 milhões de moedas bimetálicas circulam no mercado. A Casa da Moeda tem mais 61,7 milhões delas em estoque. "São moedas de melhor qualidade e que oferecem maior segurança contra falsificação, uma vez que a cunhagem em ligas diferentes exige um tratamento técnico que os falsários não conseguem imitar", explicou João Antonio Fleury Teixeira, diretor de Administração do BC.

Locais de troca de moedas

A troca poderá ser feita somente no Banco Central ou em agências autorizadas do Banco do Brasil (clique aqui para ver as agências autorizadas ).

Com informações do repórter Stênio Ribeiro

SIGA-NOS NO Google News