Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 27 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Triglicérides elevados podem causar graves problemas de saúde

180 Graus - 11 de abril de 2016 - 13:00

As gorduras desempenham papéis importantes em nosso organismo, como fornecer energia ao corpo e proteger os nossos órgãos. A camada de gordura isola o organismo, preserva o calor do organismo, mantém a sua temperatura do mesmo e faz parte da composição celular. A gordura também auxiliam no transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K.

Os triglicérides são tipos de gorduras que podem ser produzidas pelo organismo ou ingeridas através dos alimentos. São de grande importância para o funcionamento normal do corpo, e também a forma de armazenamento energético mais importante no organismo, constituindo depósitos no tecido adiposo no tecido muscular, porém, quando encontram-se em níveis alterados no sangue podem causar prejuízos à saúde, principalmente se este aumento estiver associado ao aumento das frações de colesterol, como o HDL e LDL .

Níveis elevados de triglicérides na corrente sanguínea estão associados ao aparecimento de doenças coronarianas, e em níveis extremamente elevados, podem até mesmo causar pancreatite, o que pode ser fatal, daí a importância de se ter consciência do quanto é importante ter as taxas de triglicérides dentro do limite recomendado.

Estilo de vida moderna, agitada, com alimentação nem sempre saudável, excesso de frituras, consumo de bebidas alcoólicas, são fatores que podem elevar as taxas de triglicérides, porém fatores genéticos também contribuem para que muita gente tenha os triglicérides elevados, o que faz que algumas pessoas com peso normal e alimentação equilibrada, apresente níveis elevados de triglicérides.

Para estar dentro do limite, o nível de triglicérides não devem ultrapassar 200mg/dl e para detectá-lo, basta fazer um exame de sangue específico, prescrito pelo seu médico. É muito importante fazer exames regularmente.

O tratamento para diminuir a taxa de triglicérides no sangue, passa por: eliminar peso, para aqueles que estão acima do peso, diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo de bebida alcoólica e, se necessário, tratamento medicamentoso, sempre prescrito pelo médico.

Alguns alimentos ajudam a manter o colesterol e o triglicérides dentro da normalidade e outros devem ser evitados ou consumidos com moderação:

Evitados ou consumidos com moderação: açúcar e doces em geral, frituras (todas), manteiga, margarina, banha, bacon, pães e massa em geral, carne gorda e pele de frango (cuidados com as asinhas), leites e iogurtes integrais, queijos amarelos, bebidas alcoólicas e refrigerantes.

Preferidos: frutas, grelhados ou cozidos, óleos vegetais e azeites, pães e massas integrais, carnes magras, frango (sem pele) e peixes, queijo branco, ricota, queijo cottage, sucos naturais (cuidado com os “de caixa” pois alguns contém alta concentrações de açúcar e conservantes.

SIGA-NOS NO Google News