Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Trem descarrila no metrô de Moscou e deixa pelo menos 20 mortos

G1 - 15 de julho de 2014 - 13:08

Um trem do metrô de Moscou - o principal meio de transporte da capital da Rússia -, descarrilou nesta terça-feira (15), deixando pelo menos 20 mortos e mais de 160 feridos, segundo as agências internacionais.

"Dezenove pessoas morreram no local e uma vítima faleceu no hospital", declarou Oleg Salagai, porta-voz do ministério da Saúde, ao anunciar um balanço atualizado, de acordo com a France Presse.

De acordo com Salagai, 161 pessoas ficaram feridas e 129 delas foram hospitalizadas. O estado de 42 delas é considerado grave.

O comitê de investigação da Rússia disse estar examinando as causas do acidente, mas parece não haver suspeita de crime.

Passageiros feridos eram levados para fora das estações em macas, ensanguentados e com ataduras. Helicópteros transportavam para o hospital as vítimas em estado mais grave. Os passageiros estavam em estado de choque ou gritando quando levados para a superfície pelas equipes de socorro.

"Não há mais ninguém vivo para resgatar", disse o vice-prefeito de Moscou, Peter Biryukov. Ele acrescentou, entretanto, que ainda há corpos presos soterrados.

O acidente aconteceu na linha azul do metrô de Moscou às 8h30 (1h30 de Brasília), no trecho entre as estações Slavianski Bulvar e Park Pobedy, no oeste da cidade. Dezenas de ambulâncias foram enviados à estação Slavianski Bulvar, que foi esvaziada. Um helicóptero também ajuda na remoção de feridos.

Investigadores disseram que uma elevação repentina na tensão elétrica provocou a parada do trem e fez com que diversos vagões saíssem dos trilhos entre as estações.

"Otrem freou bruscamente. Saíram faíscas e havia muita fumaça. Fui empurrado contra algo e todo mundo caiu do mesmo lado", contou ao canal de televisão Moscou 24 um passageiro, com o nariz ensanguentado.

Pelo menos 200 pessoas foram retiradas do local do acidente.

Histórico
O metrô de Moscou, inaugurado em 1935, na época de Stalin, tem um dos maiores fluxos de passageiros do mundo.

O meio de transporte é conhecido por sua eficácia e sua pontualidade, com poucos incidentes técnicos graves registrados.

Em 2010 foi alvo de um duplo atentado que deixou 40 mortos.

"É um dos acidentes mais graves da história recente", declarou o prefeito Serguei Sobianin.

As autoridades abriram uma investigação por violação das normas de segurança nos meios de transportes.

De acordo com Alexei Jazbiev, repórter especializado em transportes do jornal Expert, o metrô foi construído para transportar "de três a quatro milhões de pessoas por dia, seis milhões no máximo".

"Mas atualmente, transporta mais de nove milhões de pessoas por dia e as antiga tecnologias não foram adaptadas para o tráfego", disse o jornalista.

SIGA-NOS NO Google News