Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 8 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Treino personalizado pode gastar até 600 calorias em uma hora

Gazeta Esportiva - 25 de dezembro de 2018 - 11:00

É comum entre as pessoas que têm como objetivo emagrecer não quererem praticar a musculação por receio de um possível aumento no peso da balança. Vanessa Furstenberger Fitness Coach explica que é importante entender que a balança afere o nosso peso e não diferencia o que é gordura, o que é osso, o que é água e o que é músculo, a não ser as que têm essa função.

O que acontece é que a musculação promove o aumento do volume muscular e isso provoca o aumento do peso corporal na balança. Porém, saiba que a musculação é importante e faz de fato diferença no processo de emagrecimento.

A gordura corporal não é utilizada como fonte de energia durante o treino com pesos, mas ela faz com que a aceleração do nosso metabolismo no pós treino e nas horas seguintes aumente o gasto calórico e esse permaneça por horas depois.

“Por exemplo, em 1 hora de caminhada acelerada chegamos a gastar cerca de 200 a 300 kcal, e por volta de 10 a 15 kcal a mais por aproximadamente 1 hora depois, para que o nosso organismo volte ao normal. Já com a musculação, temos o mesmo gasto calórico durante apenas 30 minutos de treino feito de maneira intensa e sem intervalos, porém, mantém o metabolismo acelerado em média 12% a mais no pós-treino, e 15 horas depois ele ainda se mantem até 7% mais alto”, conta Vanessa.

O aumento da massa magra provoca o aumento do nosso metabolismo basal (quantidade de energia que gastamos mesmo em repouso) 20 vezes mais do que a massa gorda. Isso nos dá a vantagem de queimar mais calorias mesmo quando não estamos treinando, diminuindo assim a taxa de gordura corporal.

Segundo a fitness coach, se aliarmos uma dieta adequada ao treino de musculação, os resultados são potencializados. Quando se ganha 1 kg de massa magra, se gasta 15kcal extras por dia. Numa conta rápida com 2 kg de músculos a mais, conseguimos eliminar de 2 a 3 kg de gordura (veja bem – GORDURA) em apenas 12 semanas.

Além do gasto calórico, a musculação evita a flacidez muscular e da pele, que é bem comum em pessoas em fase de emagrecimento, melhora a parte estética e as funções do aparelho locomotor.

A TRÍADE Musculação- Dieta – Exercício aeróbio é sempre infalível para o processo de emagrecimento. Agora é hora de perder o medo de engordar com a musculação e fazer com que ela seja sua aliada. Escolha um bom profissional e bons treinos!

Sobre Vanessa Furstenberger
Vanessa Furstenberger é formada em Educação Física com 20 anos de experiência, é bodydesigner e coach em corrida. Mesmo sendo profissional do esporte sempre sofreu para manter o peso “ideal”. Com auxilio de nutricionista e a paixão pela corrida (incentivo principal para mudança), Vanessa começou uma reeducação alimentar aliada a corrida e musculação leve; ao longo de um ano atingiu um percentual de 15.5% de gordura corporal e atualmente busca os 12%. Sem cirurgia e inibidores de apetite. Além disso, o emagrecimento rendeu 5 pódios de provas de corrida.

SIGA-NOS NO Google News