Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TRE faz votação paralela para conferir eficácia de urnas

Humberto Marques / Campo Grande News - 20 de setembro de 2006 - 16:24

Com o objetivo de comprovar a eficácia das urnas eletrônicas, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul realizará no dia 1º de outubro, das 8h às 17h, uma “votação paralela” que funcionará como auditoria para atestar o funcionamento dos equipamentos. Representantes do Ministério Público, OAB/MS, fiscais partidários e de coligações poderão acompanhar os trabalhos, desde que se cadastrem até às 19h de hoje através de ofício encaminhado a Comissão de Auditoria de Verificação do Funcionamento da Urna Eletrônica (com especificação do assunto “credenciamento de fiscais para auditoria de verificação da urna eletrônica) no TRE.

Amanhã (21 de setembro), o TRE irá distribuir 500 cédulas para os membros de partidos inscritos nas eleições no Estado, durante a primeira reunião com o juiz Vladimir Abreu da Silva – presidente da comissão de auditoria. Outras 500 cédulas serão distribuídas para os alunos da Escola Estadual Hércules Maymone. Após serem preenchidas com números de candidatos dos cargos em disputa (deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República), as cédulas serão depositadas em urnas de lona que serão lacradas.

No dia 30 de setembro (sábado), das 9h às 12h, será feito um sorteio no Fórum Eleitoral, para determinar de quais zonas e seções serão retiradas duas urnas usadas para votação paralela. Cada urna eletrônica será ligada a um computador e terá duas equipes que se revezarão de hora em hora, para passar os votos inicialmente captados nas cédulas para o sistema. Serão emitidas duas vias para cada cédula digitada.

Quando a votação for encerrada, serão impressos boletins das urnas e do sistema de computadores, que serão comparados para se verificar se os resultados se equivalem. Caso haja discrepância, será feita uma verificação no vídeo da urna para identificar o erro.

SIGA-NOS NO Google News