Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

06/05/2013 18:36

TRE define calendário eleitoral de Figueirão,Jardim, Bela Vista e Caracol

Zemil Rocha, Campo Grande News

Está definido o calendário para as eleições suplementares que acontecerão em Figueirão, Jardim, Bela Vista e Caracol no dia 7 de julho, um domingo. Embora com resoluções independentes, trata-se de um mesmo calendário. O primeiro foi aprovado hoje pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), com a Resolução/TRE-MS Nº. 497/2013, que fixa um prazo de 70 dias para todo o processo eleitoral no município de Figueirão. Na sessão de amanhã, o TRE-MS deve votar as resoluções para os municípios de Bela Vista, Caracol e Jardim.

Na nova eleição para os cargos de prefeito e vice de Figueirão, Bela Vista, Caracol e Jardim, as convenções sobre coligações e escolha de candidatos serão realizadas no período de 13 a 21 de maio, sendo excluída a possibilidade de participação do candidato que tenha dado causa à anulação da eleição anterior. Os candidatos poderão registrar suas candidaturas até o dia 24 de maio.

A propaganda eleitoral em geral, incluindo comícios, carreatas, planfletagens, adesivagens e uso de auto-falantes, acontecerá no período de 25 de maio a 6 de julho. Já a propaganda eleitoral gratuita de rádio, a principal nesses municípios do interior do Estado, será veiculada entre os dias 15 de junho a 04 de julho.

Prefeitos cassados - O novo pleito em Figueirão será realizado em razão da cassação dos registros das candidaturas de Getúlio Furtado Barbosa (PMDB) e Rogério Rosalin (PMDB), respectivamente prefeito e vice, eleitos com 55,59% nas últimas eleições. A legislação eleitoral prevê que, no caso da nulidade atingir mais da metade dos votos, novas eleições devem ser marcadas. Getúlio e seu vice são acusados de abuso de poder político e de autoridade. 17:34

No caso de Bela Vista, o prefeito cassado, Abraão Zacarias (PMDB) e seu vice Luis Alexandre Loureiro chegaram a passar ilesos pela primeira instância, mas tiveram sua cassação após confirmada no dia 29 de abril pelo TRE, em razão da acusação de uso indevido de meio de comunicação social, o que configurou abuso de poder.

Em Jardim, o prefeito Marcelo Henrique de Mello (PDT) teve a cassação confirmada na última terça-feira (30) pelo TRE e, como ele tinha sido vitorioso com mais de 50% dos votos a cidade terá uma nova eleição. As provas apontavam que Marcelo Henrique e Rubens Borges Vaez, dono de um mercado da cidade, teriam entregue cestas básicas a eleitores de Jardim em troca de votos.

Caracol também é caso recente de cassação, confirmada pelo TRE no dia 29 de abril. O prefeito Manoel dos Santos Viais (PT) , da coligação "Caracol Evoluir" e seu vice, Horácio Junior Godoy, já haviam sido condenados em primeira instância e recorreram. A acusação é de abuso de poder econômico e captação ilícita de votos. Os crimes foram configurados por distribuição ilegal de camisetas aos eleitores em uma carreata.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)