Cassilândia, Terça-feira, 25 de Junho de 2019

Últimas Notícias

13/03/2015 07:01

TRANSTORNO BIPOLAR: Saiba mais sobre a doença; atinge 2 milhões no Brasil

Agência do Rádio

 O transtorno afetivo bipolar é um a doença que provoca oscilação brusca de humor, com períodos de euforia, irritação e depressão. A estimativa do Ministério da Saúde é que o transtorno atinja cerca de dois milhões de pessoas no Brasil. A engenheira civil, Viviane Vaz, por exemplo, conta que enfrentou várias dificuldades para começar a combater o transtorno.

“Quando chega ao ponto de você não conseguir mais fazer os seus afazeres, no caso eu fazia faculdade e não conseguia estudar, quando chega ao ponto de você prejudicar realmente a sua vida, aí é caracterizada a doença. Não quer dizer que a pessoa não teve antes esses episódios. Tive depressão, algumas euforias mais fracas, mas como não chegou a prejudicar propriamente a minha vida, então a gente não procura tratamento. Só quando vem uma crise forte, que a gente vai para o psiquiatra e descobre realmente a doença.”

Segundo o psiquiatra e psicanalista do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Celso Rubman, o transtorno afetivo bipolar tem origem genética e é caracterizado por oscilação de humor.

“O paciente oscila de um polo de muita alegria para um polo de muita tristeza. E, nessas circunstâncias, você percebe que a pessoa não tem controle de que ela está nesse estado. Esse diagnóstico costuma dar depois dos 18 anos, mas fazer esse diagnóstico é mais comum fazer na idade adulta. Quando uma pessoa se exalta demais ou se deprime demais, as pessoas dizem: ‘esse cara é bipolar’. Como esse termo está muito na moda, ela tem que ser fundamentada de várias atitudes que justifiquem e com uma história familiar genética. Não existe cura para essa doença. Você pode usar medicação. E o SUS dá suporte, sem problema nenhum.”

O mais novo suporte oferecido pelo SUS aos pacientes com diagnóstico de transtorno afetivo bipolar é a oferta de cinco medicamentos para tratar os sintomas associados à doença. É o que explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

“O medicamento não cura, mas ele evita que a pessoa tenha essas crises que interferem diretamente, tanto com a vida, a convivência familiar, social e no trabalho. Nós temos uma comissão no SUS que faz avaliação se um medicamento é melhor do que os que eram usados anteriormente. Foi aprovado um novo protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para o tratamento do afetivo bipolar. Isso facilita que os médicos do Brasil inteiro possam ter uma orientação sobre como possam ter uma orientação sobre como podem usar esses medicamentos.”

A estimativa é que, já em 2015, cerca de 270 mil pessoas sejam atendidas com esse novo tratamento, e a previsão é que esse número chegue a 330 mil em 2019. Para saber mais sobre os medicamentos para Transtorno Bipolar, acesse o site do Ministério da Saúde. www.saude.gov.br

Reportagem Diane Lourenço

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 24 de Junho de 2019
Domingo, 23 de Junho de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Sábado, 22 de Junho de 2019
16:02
Cassilândia
12:30
Copa do Mundo de Futebol Feminina
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)