Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

16/05/2007 07:52

TJMS deverá implantar estenotipia

TJ/MS

Em reunião realizada na última sexta-feira (11/05), no Fórum de Campo Grande, magistrados de Mato Grosso do Sul se reuniram para debater com o representante da Steno do Brasil, Arnaldo Toledo, a implantação da estenotipia no judiciário estadual.

O representante da empresa que fornece o serviço expôs como se utiliza a estenotipia eletrônica, para que, após análise da questão orçamentária e troca de idéias com os juízes, se implante a tecnologia no estado. “O projeto é amplo, deve ser utilizado a princípio em audiências cíveis, criminais e em juizados”, afirmou o Dr. Vladimir Abreu da Silva, juiz auxiliar da presidência do TJMS.

Estenotipia – A função do estenotipista consiste em registrar depoimentos, audiências, debates, palestras ou mesmo uma simples conversa por escrito (digitalizado) acompanhando a velocidade da fala, simultaneamente. Para isso, é utilizado o estenótipo, um teclado especial com 24 teclas. Essas teclas podem ser batidas ao mesmo tempo, oferecendo uma infinidade de combinações, ao contrário de um computador ou de uma máquina de escrever, nos quais se tecla letra por letra.

Conectado a um computador, com o auxílio de um software (programa) de transcrição, o estenótipo traduz para a Língua Portuguesa todos os códigos, abreviaturas e contrações que são digitadas. No software, há um dicionário em que podem ser acrescentadas novas palavras, com o objetivo de abastecer o banco de dados e melhorar o desempenho.

A estenotipia permite que o profissional registre um texto na mesma velocidade que as pessoas falam, de 180 a 220 palavras por minuto. “O que nós estamos colocando à disposição do tribunal não seria o equipamento, seria o serviço desse equipamento. O aparelho vai estar em São Paulo e nós trabalharíamos remotamente, através de gravações de áudio. Nós captaríamos o áudio das sessões e devolveríamos a transcrição em 3 dias, na íntegra”, destacou o representante da empresa prestadora do serviço.
Autoria do Texto:Secretaria de Comunicação Social

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)