Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

04/03/2009 07:45

TJMS despacha documentos eletronicamente

TJMS

O Sistema de Automação da Justiça (SAJ) é um sistema que permite inúmeras funções que podem agilizar as atividades e evitar o retrabalho. Uma dessas questões é garantida pela possibilidade de compartilhamento de documentos. Vislumbrando esta ferramenta já utilizada na 2ª Vara Cível da Capital, por exemplo, é que o magistrado, advindo desta área, Dr. Marcelo Câmara Rasslan, atuando agora como juiz auxiliar da Vice-Presidência, resolveu implementar a prática nas decisões e despachos da Vice-Presidência do TJMS.

A novidade permite que os documentos que antes eram endereçados ao Departamento Judiciário Auxiliar (Dejaux) de forma impressa, na qual os servidores do setor precisavam redigitar as informações, agora sejam recebidos eletronicamente. A nova prática vem sendo adotada desde o dia 16 de fevereiro. Com isso, todos os despachos e decisões da Vice-Presidência são encaminhados eletronicamente para publicação.

Dr. Marcelo destaca que há duas grandes vantagens nesta ação: uma delas evitar o retrabalho e permitir que os documentos possam ser publicados mais rapidamente, ganhando em rapidez na prestação jurisdicional, e outro aspecto é permitir que toda decisão advinda da Vice-Presidência possa ser consultada por meio da internet, para evitar que partes e advogados necessitem dirigir-se até o Tribunal em busca de informações sobre as decisões.

Para se compreender melhor, o juiz esclarece que, antes da nova rotina de trabalho, os textos nem sempre eram disponibilizados na íntegra para publicação na internet: alguns sim, outros não. Entretanto, hoje o procedimento está padronizado: encaminha-se a redação para o Dejaux pelo SAJ, os servidores de lá pegam o documento digital e disponibilizam a íntegra para consulta no Portal e a parte necessária dela para o Diário da Justiça.

Desta nova prática, beneficia-se tanto o servidor da justiça, que agrega praticidade e agilidade pelo uso da tecnologia em sua produção, quanto o público em geral, que pode consultar de casa ou do trabalho todos os documentos emitidos pela Vice-Presidência, diminuindo assim o próprio movimento dos advogados ou interessados que procuram o local para consultar estas informações, vindos tanto da Capital como também do interior.

Autoria do Texto:Departamento de Jornalismo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)