Cassilândia, Domingo, 22 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

24/10/2008 21:29

Tiro e facada são os principais causadores de lesão

Agência Notisa

As causas das lesões de fígado encontradas em pacientes de pronto-socorro refletem o grau de violência da sociedade contemporânea e são desafios para os médicos responsáveis pelo tratamento. Em outras palavras, esta é a conclusão de pesquisadores do Hospital Universitário Cajuru da PUC do Paraná.



Carla Stalhschmidt e colegas fizeram um estudo retrospectivo de fevereiro de 2002 a maio de 2007, identificando 154 pacientes que deram entrada, com trauma hepático, no Hospital Universitário Cajuru (Curitiba,PR), sendo quase 91% do sexo masculino, com idade média em torno de 26 anos. “Quanto ao mecanismo de trauma, 72,73% foram por trauma penetrante, sendo que destes, 55,84% foram por arma de fogo e 16,88% por arma branca; e 27,27% por trauma contuso, no qual 73,81% envolveram colisões por veículos automotores e 26,49% outros”, dizem em artigo publicado na Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões de julho a agosto de 2008.



Os dados coletados mostram que mais de 75% dos doentes tiveram que ser levados para a cirurgia. Além disso, decorreram, em média, duas horas entre a chegada do paciente ao pronto-socorro e a entrada no centro cirúrgico. Por fim, as ocorrências com trauma no fígado prevaleceram após a meia noite, mas especificamente entre 0 e 12 horas. “Os dados epidemiológicos encontrados neste estudo refletem a violência na sociedade moderna, que se traduz com aumento da complexidade das lesões encontradas e constitui desafio para decisão da melhor conduta terapêutica”, alertam os pesquisadores.






Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 22 de Outubro de 2017
Sábado, 21 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 20 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)