Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

24/10/2008 21:29

Tiro e facada são os principais causadores de lesão

Agência Notisa

As causas das lesões de fígado encontradas em pacientes de pronto-socorro refletem o grau de violência da sociedade contemporânea e são desafios para os médicos responsáveis pelo tratamento. Em outras palavras, esta é a conclusão de pesquisadores do Hospital Universitário Cajuru da PUC do Paraná.



Carla Stalhschmidt e colegas fizeram um estudo retrospectivo de fevereiro de 2002 a maio de 2007, identificando 154 pacientes que deram entrada, com trauma hepático, no Hospital Universitário Cajuru (Curitiba,PR), sendo quase 91% do sexo masculino, com idade média em torno de 26 anos. “Quanto ao mecanismo de trauma, 72,73% foram por trauma penetrante, sendo que destes, 55,84% foram por arma de fogo e 16,88% por arma branca; e 27,27% por trauma contuso, no qual 73,81% envolveram colisões por veículos automotores e 26,49% outros”, dizem em artigo publicado na Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões de julho a agosto de 2008.



Os dados coletados mostram que mais de 75% dos doentes tiveram que ser levados para a cirurgia. Além disso, decorreram, em média, duas horas entre a chegada do paciente ao pronto-socorro e a entrada no centro cirúrgico. Por fim, as ocorrências com trauma no fígado prevaleceram após a meia noite, mas especificamente entre 0 e 12 horas. “Os dados epidemiológicos encontrados neste estudo refletem a violência na sociedade moderna, que se traduz com aumento da complexidade das lesões encontradas e constitui desafio para decisão da melhor conduta terapêutica”, alertam os pesquisadores.






Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)