Cassilândia, Domingo, 22 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

15/01/2010 17:33

Tire suas dúvidas sobre o câncer que atingiu Hebe Camargo

O estado de saúde da apresentadora Hebe Camargo, diagnosticada com câncer de peritônio, é o assunto da vez. Internada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, começou as sessões de quimioterapia na última quarta-feira (13), após ser submetida dias antes a uma laparoscopia. Mas, afinal, que doença é essa e que parte do corpo atinge?

O peritônio é uma membrana que envolve toda a cavidade abdominal e a patologia pode se desenvolver de duas maneiras. A mais comum é quando vem de outro órgão (metástase), como ovário, estômago, reto e pâncreas. A da Hebe é considerada primária, por surgir na própria superfície do peritônio, ocorre principalmente em mulheres e é rara. Atinge menos de cinco pessoas do sexo feminino em cada grupo de 100 mil. "Não tem causa específica e nem fator de risco. A evolução e o tratamento são muito semelhantes aos do câncer de ovário", disse o oncologista Daniel Herchenhorn, chefe do serviço de oncologia clínica do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Os sintomas são proporcionais à extensão da doença. Entre eles estão dor e aumento de volume abdominal, dificuldade de digestão, cólicas. Em fase mais avançada, líquido na barriga e, por conta disso, perda de peso, saciedade precoce e vômitos.

Cirurgia e quimioterapia são as duas alternativas de tratamento. Inicia-se a quimioterapia com o intuito de reduzir o câncer. Depois de quatro a seis meses, é feita uma reavaliação para, então, pensar na possibilidade cirúrgica.

Segundo Herchenhorn, por ser uma membrana extensa, nem sempre é possível eliminar todo o problema. "Há 60% de chance de responder à primeira fase do tratamento, a quimioterapia, e não de cura. Cura é um processo que dura anos e, em geral, a quimioterapia não é suficiente para curar."



Por Patricia Zwipp, Terra

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 22 de Outubro de 2017
Sábado, 21 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 20 de Outubro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)