Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Timão e Inter decidiram o Brasileirão de 1976

FPF - 01 de julho de 2009 - 14:00

A única final entre Corinthians e Internacional (RS) aconteceu há 33 anos, no Campeonato Brasileiro de 1976. Campeão, o Inter tirou do Corinthians a chance de acabar com um longo jejum, que na época já durava 22 anos.



Apesar da derrota, 1976 traz boas lembranças à torcida corintiana. Foi naquele ano, nas semifinais contra o Fluminense (RJ), que aconteceu a célebre invasão ao estádio do Maracanã, um dos momentos mais lembrados e importantes dos quase 100 anos de história do clube.



A espetacular classificação diante de um time visivelmente superior – o Fluminense era a “máquina tricolor” de Carlos Alberto Torres, Rivelino e o ataque Gil, Doval e Dirceu – animou o Corinthians para a final contra os gaúchos



Em 1976 o Corinthians fazia uma campanha esforçada. Apesar de tecnicamente limitado, o time se superava e ia avançando na competição. Alguns destaques como os laterais Zé Maria e Wladimir, se tornariam mais tarde lendas na história do clube.



Um fato pouco lembrado é que Corinthians chegou a vencer o Inter no Brasileirão daquele ano. Foi na terceira fase do torneio, quando o time paulista superou os rivais gaúchos por 2 a 1 no Morumbi: gols de Ruço e Neca para o Corinthians e de Falcão para o Internacional.



Mesmo com este prognóstico a equipe do Corinthians chegou como azarão às finais. O Inter vivia a melhor fase de sua história, com craques do quilate do chileno Elias Figueroa – um dos maiores zagueiros de todos os tempos – e do meio-campista Falcão, futuro “Rei de Roma”.



Não deu para o Corinthians: 2 a 0 para o Inter que adiou o sonho da torcida, mas a boa base montada no vice-campeonato garantiu ao clube uma grande temporada em 1977, quando o jejum foi quebrado e o Corinthians foi campeão Paulista pela 16ª vez.



Veja a ficha técnica da partida final do Campeonato Brasileiro de1976



Internacional: Manga; Cláudio, Figueroa, Marinho Pérez e Vacaria; Caçapava, Falcão e Batista; Valdomiro, Dario e Lula.

Técnico: Rubens Minelli.



Corinthians: Tobias; Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo e Wladimir; Givanildo, Ruço e Neca; Vaguinho, Geraldão e Romeu.

Técnico: Duque.



Arbitragem: José Roberto Wright (RJ).

Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).

Renda: Cr$ 3200795,00

Público: 84000

Gols: Dario, aos 29 minutos do primeiro tempo e Valdomiro, aos 12 do segundo.

Cartões Amarelos: Manga, Marinho Perez e Falcão (INT), Givanildo e Ruço (COR)

Data: 12 de dezembro de 1976.



Informações do Almanaque do Corinthians

SIGA-NOS NO Google News