Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Terezinha Tagliaferro conta como é o velório em Malta

Terezinha Tagliaferro - 07 de julho de 2009 - 10:05

Hoje vou abordar um assunto nao muito agradavel, porem faz parte da vida, entao pensei….nao tem “o porque” nao comentar. Pois bem, gostaria de falar sobre “ velorio “ que aqui nao existe.
De um modo geral as pessoas terminam seus dias no hospital, mesmo os doentes terminais que fazem o tratamento em casa.Acontece que no fim a situacao complica e o atendimento em casa nao tem mais objetivos.
No hospital tem sempre um “ capelao “ que pode ministrar o sacramento de Uncao dos Enfermos a qualquer hora e tambem e de grande ajuda e conforto tanto para o enfermo como para os familiares naquele momento, pelo qual nos estamos sempre precisando de ajuda. O que posso assegurar-lhes e que para este momento nos nao somos mais preparados, mesmo que ja sabemos com antecedencia ha cinco anos atras.A Misericordia Divina e tao infinita que nos sustenta dando forcas e coragem suficiente.
Quando o paciente da seu ultimo respiro, os enfermeiros cuidam de tudo e no final o levam para uma camara mortuaria que fica no proprio hospital.Dali, passando o tempo necessario se inicia o funeral, tendo como primeira etapa a Igreja, onde e celebrada a missa de corpo presente com todo o cerimonial que pede a ocasiao e depois para a morada final.
Normalmente a familia coloca um anuncio tanto no radio como no jornal com os seguintes dizeres: nome do falecido, dados dos familiares que esta deixando, horario da missa e depois se diz que a familia nao recebe visita em casa e aqueles que desejarem dar flores, a familia agradece, mas prefere que o dinheiro das mesmas seja doado para... tal instituicao de caridade.A doacao quando e feita vai explicado em nome de quem foi enviado e a familia do falecido recebe uma carta agradecendo pela doacao.
Aqui tambem nao tem lojas e vetrinas expostas para essa finalidade, cada paroquia tem seu pessoal especializado no ramo. E so avisar e eles virao a casa para tratar tudo o que e necessario, de modos que os familiares podem repousar ate o momento do funeral.O raciocinio e o seguinte: Geralmente a familia esta esgotada com os ultimos acontecimentos, noites mal dormidas, geralmente passadas a cabeceira do doente, enfins, todos nos conhecemos os transtornos que acompanham esses ultimos momentos e e necessario um pouco de descanso, pois o que se podia fazer ja foi feito.
Conhecendo o nosso costume brasileiro, nao sei dizer qual e o melhor, pois isto depende do modo de pensar de cada um, por isso deixo a cada um de voces a liberdade de refletir.Veja bem, tem pessoas que apreciam ser protagonista em todas as situacoes e ate pedem para que na hora da morte,no caso de usar oculos, nao esquecer de coloca-los para poder ver melhor quem faltou no seu funeral.Outros ja nao gostam de dar trabalho pra ninguem e se fosse possivel iria a pe para o cemiterio.
No velorio acontece uma coisa interessante, naquele momento , ao menos, so o faslecido nao foi,sera a melhor pessoa da face da terra.Como demora 24 horas, a situacao fica dividida mais ou menos assim, as primeiras 8h. o comentario e sobre o que aconteceu de preciso e relembrar os anos passados em companhia.Eu sempre me recordo de um “ caso “ que dizia que no velorio de um amigo, a umas certas horas da noite, por falta de assunto, comecaram a contar piadas e como tinha um quadro com a figura do Cristo tiveram ate que vira-lo contra a parede na esperanca que Ele nao escutasse o que nao era tanto conveniente.Entao as outras 16 horas e usada ate pra isso e mais alguns cafe e sandwiches porque afinal os que estao velando gozam de boa saude e precisam se alimentar pra nao fazer o mesmo fim.
Bom, meus amigos, mas seja de um modo, seja de outro o que conta mesmo e o sentimento.
SENTIMENTOS e uma palavra chave, a que faz a diferenca. SENTIMENTO, vem da palavra SENTIDO, e mesmo verdade, sem sentimento nada tem sentido.Tem tantos tipos de sentimentos, mas podemos classifica-los apenas em dois pra ficar mais facil: os de alegria e os de tristeza, os de alegria sao esquecidos com mais facilidade e os de tristeza,ao contrario se arrastam por longos anos, se tornando uma doenca da alma, uma ferida que nao cicatriza e no fim quer fazer sua morada no coracao de quem nao aprendeu que a VIDA e a joia mais preciosa que Deus nos deu. Nossa vida e um tesouro,e como um livro e nos podemos escrever, desenhar e pintar como queremos, o importante e escolher a cores justa.Cuide bem do seu tesouro, e a unica coisa que levara de volta de onde voce veio e que mais dia ou menos o trem da sua vida de firmara em alguma estacao e voce tera que descer, esta e a unica certeza que temos e todos seremos surpresos com a rapidez que os anos se passaram.


NR: foi mantido o artigo da forma como foi enviada. Falta acentuação porque o teclado em Malta é diferente do nosso, no Brasil.

SIGA-NOS NO Google News