Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/07/2009 10:05

Terezinha Tagliaferro conta como é o velório em Malta

Terezinha Tagliaferro

Hoje vou abordar um assunto nao muito agradavel, porem faz parte da vida, entao pensei….nao tem “o porque” nao comentar. Pois bem, gostaria de falar sobre “ velorio “ que aqui nao existe.
De um modo geral as pessoas terminam seus dias no hospital, mesmo os doentes terminais que fazem o tratamento em casa.Acontece que no fim a situacao complica e o atendimento em casa nao tem mais objetivos.
No hospital tem sempre um “ capelao “ que pode ministrar o sacramento de Uncao dos Enfermos a qualquer hora e tambem e de grande ajuda e conforto tanto para o enfermo como para os familiares naquele momento, pelo qual nos estamos sempre precisando de ajuda. O que posso assegurar-lhes e que para este momento nos nao somos mais preparados, mesmo que ja sabemos com antecedencia ha cinco anos atras.A Misericordia Divina e tao infinita que nos sustenta dando forcas e coragem suficiente.
Quando o paciente da seu ultimo respiro, os enfermeiros cuidam de tudo e no final o levam para uma camara mortuaria que fica no proprio hospital.Dali, passando o tempo necessario se inicia o funeral, tendo como primeira etapa a Igreja, onde e celebrada a missa de corpo presente com todo o cerimonial que pede a ocasiao e depois para a morada final.
Normalmente a familia coloca um anuncio tanto no radio como no jornal com os seguintes dizeres: nome do falecido, dados dos familiares que esta deixando, horario da missa e depois se diz que a familia nao recebe visita em casa e aqueles que desejarem dar flores, a familia agradece, mas prefere que o dinheiro das mesmas seja doado para... tal instituicao de caridade.A doacao quando e feita vai explicado em nome de quem foi enviado e a familia do falecido recebe uma carta agradecendo pela doacao.
Aqui tambem nao tem lojas e vetrinas expostas para essa finalidade, cada paroquia tem seu pessoal especializado no ramo. E so avisar e eles virao a casa para tratar tudo o que e necessario, de modos que os familiares podem repousar ate o momento do funeral.O raciocinio e o seguinte: Geralmente a familia esta esgotada com os ultimos acontecimentos, noites mal dormidas, geralmente passadas a cabeceira do doente, enfins, todos nos conhecemos os transtornos que acompanham esses ultimos momentos e e necessario um pouco de descanso, pois o que se podia fazer ja foi feito.
Conhecendo o nosso costume brasileiro, nao sei dizer qual e o melhor, pois isto depende do modo de pensar de cada um, por isso deixo a cada um de voces a liberdade de refletir.Veja bem, tem pessoas que apreciam ser protagonista em todas as situacoes e ate pedem para que na hora da morte,no caso de usar oculos, nao esquecer de coloca-los para poder ver melhor quem faltou no seu funeral.Outros ja nao gostam de dar trabalho pra ninguem e se fosse possivel iria a pe para o cemiterio.
No velorio acontece uma coisa interessante, naquele momento , ao menos, so o faslecido nao foi,sera a melhor pessoa da face da terra.Como demora 24 horas, a situacao fica dividida mais ou menos assim, as primeiras 8h. o comentario e sobre o que aconteceu de preciso e relembrar os anos passados em companhia.Eu sempre me recordo de um “ caso “ que dizia que no velorio de um amigo, a umas certas horas da noite, por falta de assunto, comecaram a contar piadas e como tinha um quadro com a figura do Cristo tiveram ate que vira-lo contra a parede na esperanca que Ele nao escutasse o que nao era tanto conveniente.Entao as outras 16 horas e usada ate pra isso e mais alguns cafe e sandwiches porque afinal os que estao velando gozam de boa saude e precisam se alimentar pra nao fazer o mesmo fim.
Bom, meus amigos, mas seja de um modo, seja de outro o que conta mesmo e o sentimento.
SENTIMENTOS e uma palavra chave, a que faz a diferenca. SENTIMENTO, vem da palavra SENTIDO, e mesmo verdade, sem sentimento nada tem sentido.Tem tantos tipos de sentimentos, mas podemos classifica-los apenas em dois pra ficar mais facil: os de alegria e os de tristeza, os de alegria sao esquecidos com mais facilidade e os de tristeza,ao contrario se arrastam por longos anos, se tornando uma doenca da alma, uma ferida que nao cicatriza e no fim quer fazer sua morada no coracao de quem nao aprendeu que a VIDA e a joia mais preciosa que Deus nos deu. Nossa vida e um tesouro,e como um livro e nos podemos escrever, desenhar e pintar como queremos, o importante e escolher a cores justa.Cuide bem do seu tesouro, e a unica coisa que levara de volta de onde voce veio e que mais dia ou menos o trem da sua vida de firmara em alguma estacao e voce tera que descer, esta e a unica certeza que temos e todos seremos surpresos com a rapidez que os anos se passaram.


NR: foi mantido o artigo da forma como foi enviada. Falta acentuação porque o teclado em Malta é diferente do nosso, no Brasil.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)