Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/06/2009 07:18

Terezinha Tagliaferro: A História de Malta

Terezinha Tagliaferro

S.Paulo em Malta


Pois bem, meus queridos leitores, quando encontrei meu marido, o unico conhecimento que tinha de Malta estava contido aqui: - " Naufragio de S.Paulo neste pais ".Entao, com muita alegria vou lhes contar esta parte da historia.
S. Paulo e o nome do Apostolo apos sua conversao, que como voces sabem seu nome antes era Saulo.Ele era um romano e seu trabalho era perseguir os cristaos.A historia dele esta nos Atos do Apostolos, cap.9, e depois, sobre o naufragio, cap.28.
Hoje, so vou lhes contar sobre o periodo que ele ficou aqui em Malta.
O naufragio de S.Paulo se deu nos anos 60 d.C., isto e comprovado pelas escavacoes arquiologicas efetuadas em " S. Paulo Milqhi" e tambem e um fato historico que durantes os 3 meses que ele permaneceu aqui, na Ilha, plantou as sementes da Religiao Crista, a qual todo o povo aderiu com entusiasmo.
Naquele tempo o Apostolo Paulo vinha conduzido a Roma, como prisioneiro, para ser julgado diante de Cesar porque ele era um cidadao Romano.Entre os outros prisioneiros tinha tambem um medico, que depois vem a ser conhecido como S.Lucas.Este narrou toda a historia que aconteceu durante esta viagem.
Deixaram Creta ( Ilha no Mediterraneo ) a procura de um porto mais seguro, onde passar o inverno.A nave, na qual viajavam, transportava graos. Houve uma grande tempestade e a nave ficou a deriva por 14 dias.A noite chegaram num lugar que se presume, seja a atual " Qawra Point", na Baia que hoje e conhecida com Ilha de S.Paulo.Eles, logo que perceberam ter tocado terra, lancaram as ancoras.Quando amanheceu, eles a nado, alcancaram a margem.
A habitacao mais vizinha era o palacio de Publio, governador da Ilha.Durante 3 dias todos os naufragos ficaram hospedados nesta casa, depois se dirigiram para Melita, a capital da Ilha.Nesta cidade, Paulo curou o pai de Publio que estava com febre muito alta. Em vista disto, o governador se converteu ao catolicismo, mais tarde foi ordenado Bispo, por S.Paulo, sendo o primeiro Bispo da Ilha.
Paulo ficou confinado em uma caverna-prisao, hoje conhecida como a " Gruta de S.Paulo", mas gozava de ampla liberdade de movimento que o permitiu de evangelhizar toda a Ilha e de operar muitas curas.
Depois de 3 meses, quando o mar estava calmo, S.Paulo partiu para Roma, carregado de presentes e de todo o necessario para a viagem.Ele seguiu rumo ao seu martirio.
Com o passar dos tempos, a zona em torno a gruta foi toda escavada para catacumbas, que foram usadas como cemiterio e como lugar de culto.Nunca foram usadas para refugio, pois os cristaos nesta ilha nao foram perseguidos.E ate um orgulho, poder escrever que aqui, os Hebreus, os Pagaos e os Criataos viviam juntos, em perfeita harmonia.
Quando o Imperador Constatino abracou a fe crista declarou a
Religiao Catolica como a Religiao Oficial do Imperio.Entao, o culto do Cristianismo foi mais organizado.
A tradicao quis que se fosse construida uma Igreja no lugar onde foi curado o Pai de Publio.Reconstruida muitas vezes, o lugar e hoje ocupado pela Catedral de S.Paulo, em Mdina ( que era antes chamada de Melita e capital da Ilha.)
Em Malta a populacao catolica e de 97% e tem 365 igrejas, se diz, que e uma para cada dia do ano.Imagina um pouco voces, quantas missas sao celebradas aqui diariamente.De um modo geral, em cada Paroquia se celebra no minimo 6 missas diarias.Na minha Paroquia, a missa das 7h45 e especial para as criancas que vao para a escola e as maes que normalmente as acompanham.Nesse horario, sao as criancas que cantam e que fazem as leituras.
De S. Lucas se conta que ele viviu numa gruta, na cidade de Mellieha.Nessa gruta se encontra um quadro de N.Senhora, pintado por ele e como ele a conhecia pessoalmente se pensa que a imagem representa a Virgem Maria de um modo perfeito.
Nessa gruta tambem tem uma imagem de N.Senhora que se recusou de ficar na Matriz, construida especialmente para ela.Se conta que construiram a Matriz, a levaram em procissao e durante a noite ela retornou na gruta, sendo seu lugar encontrado vazio na Igreja.Depois fizeram uma outra estatua.A Igreja e dedicada a N.Senhora Menina.
Quando o Papa Joao Paulo II esteve aqui em Malta foi inaugurada uma Estatua de S. Paulo, que foi colocada no fundo do mar, exatamente no ponto, onde ele naufragou.Foi uma cerimonia muito bonita.Foi feita a noite uma procissao com muitos barcos iluminados.Todos que tinham qualquer tipo de embarcacao foi convidado a participar.


Biografia : Aldo E. Azzopardi - Malta e suas Ilhas.
Eladi Romero Garcia -- " Malta "

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)