Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/01/2016 13:00

Ter amigos é tão importante quanto exercícios físicos e alimentação saudável

Portal Educação Física

Um estudo realizado nos Estados Unidos é o primeiro a apontar uma relação concreta entre saúde e amigos.

Um time de cientistas da Universidade da Carolina do Norte descobriu que as relações sociais são importantes para a saúde especialmente na adolescência e velhice. Na adolescência, o isolamento social aumenta o risco de inflamação da mesma maneira que a falta de atividade física. Ter amigos também protege os jovens contra a obesidade. Já para os mais velhos, a falta de um círculo social é mais prejudicial que diabetes em desenvolvimento e hipertensão.

“Baseando-se nesse estudo, encorajar adolescentes e jovens adultos na construção de relações sociais e habilidades para interagir com outras pessoas deveria ser tão importante quanto comer de modo saudável e ser fisicamente ativo”, comenta Kathleen Harris, uma das pesquisadoras.

No meio da idade adulta, o número de amigos não importa tanto. Segundo a pesquisa, nessa fase o que conta mesmo é se as amizades conseguem dar apoio nos momentos de necessidade. “A relação entre saúde e o nível no qual as pessoas estão integradas em círculos sociais é mais forte no começo e no fim da vida. Não é tão importante no meio, quando a qualidade, e não quantidade importa”, explica Kathleen.

Foram analisados dados de quatro pesquisas realizadas com pessoas dos Estados Unidos. Os cientistas avaliaram três esferas das relações sociais: integração, apoio e pressão. Depois, estudaram como as amizades de cada indivíduo se associavam aos quatro marcadores ligados ao risco de mortalidade: pressão sanguínea, circunferência da cintura, índice de massa corporal e circulação da Proteína-C Reativa, que mede a inflamação.

“Nossa análise deixa bem claro que os médicos e outros profissionais da saúde devem redobrar seus esforços para ajudar o público a entender como os laços sociais são importantes ao longo de nossas vidas”, finaliza Yang Claire, outra pesquisadora.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)