Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Teotônio:Transposição do S. Francisco é uma obra absurda

Agência Senado - 25 de novembro de 2005 - 08:02

O senador Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL) criticou nesta quinta-feira (24), em Plenário, o projeto do governo federal de transposição do Rio São Francisco. Na avaliação do senador, a obra será "um imenso elefante branco caatinga adentro, uma obra absurda". Teotônio defendeu que, antes do governo pensar na transposição, deveria primeiro empenhar-se na revitalização do rio e de seus afluentes.

Da tribuna, Teotônio afirmou que o Rio São Francisco encontra-se em uma "situação vexatória" e que dezenas de rios afluentes da Bacia do São Francisco já secaram, assim como "incontáveis lagos encontram-se assoreados". Na opinião do senador, a atual situação do rio deveria "deixar a todos atentos e atônitos".

- Enquanto isso o governo cultiva sua idéia fixa de transposição. Eu não consigo entender como um rio que está morrendo consiga salvar-se quando lhe tiram mais água - afirmou Teotônio.

Teotônio avaliou ser papel dos parlamentares brasileiros alertarem o país "para que essa obra tão absurda não agrida o Nordeste". O senador disse acreditar que o governo federal tem por objetivo tirar proveito eleitoral das obras. O senador Jefferson Péres (PDT-AM) aparteou o pronunciamento do colega.

Augusto Castro / Repórter da Agência Senado

SIGA-NOS NO Google News