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Tempo gasto em frente à TV pode aumentar casos de bullying

Portal APCD - 25 de julho de 2015 - 08:28

Segundo a pesquisadora e o hospital infantil afilidadp, CHU Sainte-Justine, tempo gasto em frente à TV pode estar relacionado a um risco maior de bullying.

“É plausível que hábitos precoces de vida, caracterizados por menos experiências interativas, como ver televisão muito novo, em última instância pode resultar em déficits de habilidades sociais. Mais tempo gasto assistindo a televisão deixa menos tempo para a interação com a família, que continua a ser o principal veículo de socialização”, explica Linda Pagani, da Universidade de Montreal.

Exposição precoce à televisão também está relacionada a déficits de desenvolvimento associados a funções cerebrais que levam a resolução de um problema interpessoal, regulação emocional, e contato social positivo.

Pagani chegou a suas conclusões observando 991 meninas e 1.006 meninos que cresceram no Canadá. Os hábitos de assistir TV das crianças foram informados por seus pais e os assédios no 5° ano foram autorrelatados pelas crianças. A pesquisadora questionou os jovens sobre quantas vezes algum colega tirava um pertence deles, ou quantas vezes eram verbalmente ou fisicamente abusados.

“Cada aumento de 53 minutos gastos em frente a uma TV aos 29 meses previa um aumento de 11% na intimidação por parte de colegas da sexta série”, disse Pagani. “Este número leva em conta outros fatores que podem influenciar a probabilidade de que a criança fosse intimidada, como o seu comportamento e as habilidades cognitivas e as características de sua família: sua renda, funcionamento, composição e nível de escolaridade da mãe.”

Partindo do princípio de que os programas assistidos são adequados ao desenvolvimento, a Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda que o tempo diário em frente à tela não se estenda para além de uma a duas horas por dia para crianças de dois anos ou mais.

“As recomendações da AAP particularmente dizem respeito à quantidade de tempo em frente à TV. Há apenas 24 horas em um dia, e, para as crianças, metade deve ser gasto em satisfação das necessidades básicas – comer, dormir, higiene – e o restante gasto em enriquecer atividades e relacionamentos”, finaliza a pesquisadora.

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