Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/08/2005 15:50

Telas de sombreamento podem melhorar qualidade da alface

Agência Notisa

A alface é uma das hortaliças mais consumidas no Brasil. Sendo assim, a exigência dos consumidores por qualidade, quantidade e principalmente por regularidade na oferta é cada vez maior, o que tem refletido diretamente nos locais de produção de alface. As telas de sombreamento, por exemplo, têm sido mais utilizadas, com o intuito de reduzir a incidência direta dos raios solares nas hortaliças e melhorar a qualidade do produto. Isso é o que mostram pesquisadores da Escola Superior de Agricultura de Mossoró e da Universidade Federal de Campina Grande em um estudo que avaliou a produção de mudas de alface sob três tipos de tela de sombreamento, em quatro alturas diferentes, sob condições de alta temperatura e ampla luminosidade.

De acordo com artigo publicado na edição de janeiro/março de 2005 da Revista Horticultura Brasileira, “embora a produção de mudas em olerícolas tenha sido considerada uma etapa normal e até obrigatória, há uma grande variabilidade dos sistemas empregados e a tendência atual é de sofisticar o processo, para aprimorar a qualidade das mudas, pela introdução de novas técnicas”. Um deles é a produção de mudas de alface sob telas de polipropileno em regiões de temperatura e luminosidade elevadas. O sistema pode contribuir para a diminuição dos efeitos da radiação, resultando em mudas vigorosas e aumentando a produtividade e a qualidade das folhas para consumo. No estudo, foram utilizadas três cores de tela de sombreamento (branca, verde e preta), além do cultivo a céu aberto, e quatro alturas diferentes (20; 30; 40 e 50 cm).

Os pesquisadores verificaram que houve interação significativa entre a cor da tela e a altura dela no número de folhas por planta, massa fresca de folhas por planta e taxa de crescimento das mudas. “A tela verde foi significativamente superior à branca com relação à altura das plantas e superior às telas branca e preta para diâmetro das plantas. Mesmo assim, as maiores alturas e diâmetros de plantas foram registrados nas mudas a céu aberto. Já as maiores quantidades de massa fresca de folhas por planta e taxa de crescimento das mudas sombreadas foram obtidos sob tela de cor branca a uma altura ao redor de 30 cm”, afirmam.

Dessa forma, eles alertam para a necessidade de uma adoção adequada do tipo de tela de sombreamento. “Quando cultivada em condições de temperatura e luminosidade elevadas, a alface deixa de manifestar todo seu potencial genético, havendo redução do ciclo e antecipação da fase reprodutiva. As telas de polipropileno podem reduzir a incidência direta dos raios solares, melhorando a qualidade da hortaliça, quando usadas adequadamente”, ressaltam no artigo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)