Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/08/2006 20:36

Técnicos não chegam a conclusão sobre aftosa

Paulo Fernandes/Campo Grande News

Terminou sem definição a reunião entre técnicos do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), o Superintendente Federal de Agricultura José Antônio Felício e funcionários tanto da Iagro (Agência Sanitária Animal e Vegetal) como da SFA para interpretar o resultado de sorologia feita com base em 2,5 mil animais de 68 propriedades de Eldorado, Mundo Novo e Japorã, onde ocorreram focos de febre aftosa em outubro do ano passado.

O secretário de Produção e presidente da Iagro, João Cavalléro, que participou da parte final da reunião disse que apesar de parte dos resultados da amostragem terem sido reagentes, Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) e Estado não chegaram a uma conclusão sobre a existência de Febre Aftosa na região. Isto porque alguns animais teriam sido vacinados indevidamente. “A interferência externa, que é a vacinação, interfere no resultado dos exames”, disse.

Amanhã, representantes da Iagro, Superintendência e Mapa voltam a se reunir na Superintendência. Durante o encontro, além de definir um parecer sobre a existência da doença, deverão ser estabelecidas medidas para flexibilizar ou endurecer as medidas de controle sanitário na região. Mas a tendência é de que as barreiras sanitárias continuem nos três municípios.

O local é considerado pelo superintendente José Antônio Felício como de difícil controle por possuir assentamentos rurais e aldeias indígenas. Ele disse que produtores rurais da região fazem pressão para que seja estabelecido o fim da barreira sanitária, mas acredita que, “na dúvida, é melhor ser conservador”.

Felício descartou a possibilidade de estender a barreira sanitária para outros municípios e disse ainda que não nenhum animal apresenta manifestação clínica da doença. Até agora, 35 mil animais foram sacrificados.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)