Cassilândia, Domingo, 20 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

15/11/2003 08:03

Tebet quer prioridade para o combate ao crime

Agência Senado

O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) cobrou ações efetivas e emergenciais do governo para enfrentar a violência urbana, principalmente a liberação de recursos do Orçamento para os órgãos de segurança. Em pronunciamento ontem, no Plenário do Senado Federal, ele disse que o nível de insegurança está tão intolerável que a sociedade já começa a sugerir soluções radicais, como a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos e a adoção da pena de morte.



- Até quando nós vamos conviver com essa violência ? Esse arrocho fiscal não está adiantando de nada e nós temos que liberar recursos para equipar a polícia, para que esta possa exercer a defesa. O país não está gastando dinheiro para melhorar a segurança. O dinheiro está sendo gasto com outras coisas, provavelmente com o pagamento de juros, o que quer dizer que a segurança não é prioridade. O governo deve parar de contingenciar o Orçamento e direcionar recursos para esse setor - desabafou Tebet.

O senador observou que, em quase todos os assuntos, as autoridades públicas devem buscar soluções negociadas, mas no caso da segurança, disse ele, não há o que negociar. A situação é tão crítica, disse o senador, que todas as pesquisas de opinião apontam o combate à violência como principal anseio da população. Disse também que o desemprego e a injustiça social somente podem ser apontados como culpados até um certo limite de casos de violência. Outros, a seu ver, estão ligados a sentimentos de maldade e mesquinharia.

Para o senador, a situação é tão grave que a própria Igreja Católica manifestou apoio à redução da maioridade penal. “Até a pena de morte, antes repudiada totalmente pela população, já está sendo admitida pela maioria das pessoas entrevistadas”, observou.

- Isso já está atingindo os padrões de uma sociedade civilizada e democrática. Parece até uma guerra civil, onde os bandos armados enfrentam a polícia, que está totalmente despreparada e sem condições para enfrentar o crime organizado. A audácia dos criminosos é tamanha que eles estão assaltando aeroportos, atirando em prédios públicos, roubando aviões e continuam impunes - relatou Tebet, ao acrescentar que o problema também não reside na ausência de leis, mas sim no cumprimento destas.

O senador observou ainda que o clima de insegurança piora a imagem do Brasil no exterior, o que, em conseqüência, prejudica particularmente a indústria do turismo. Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) e a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) concordaram com as posições do orador. Serys disse que não há turismo sem segurança e pediu o aparelhamento da polícia. Enquanto Mão Santa citou o filósofo e pensador italiano Norberto Bobbio, para quem o mínimo que uma população deve exigir de um governo é segurança à vida, à propriedade e à justiça

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Setembro de 2020
Sábado, 19 de Setembro de 2020
Sexta, 18 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)