Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 27 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TCE na Escola ensina jovens a praticar cidadania

Luiz Junot - 27 de junho de 2006 - 09:06

“Mais do que premiar os jovens, com computador, som e celular esse projeto do TCE ensina os nossos jovens a praticar a cidadania”. A afirmação é do vice-prefeito de Bonito, Nercy Soares dos Santos durante a solenidade de premiação, do Projeto “TCE na Escola”, realizada no dia 23 de junho, em Bonito envolvendo doze municípios da região Sudoeste participantes da segunda fase do Concurso. Mais de 4 mil alunos participaram redigindo redações, concorrendo aos prêmios e principalmente conhecendo as funções da Corte de Contas. A iniciativa do Tribunal de Contas do Estado está levando informação a todos os povos que formam o Estado.

O evento contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), José Ancelmo dos Santos; do conselheiro Augusto Maurício da Cunha e Menezes Wanderley, do vice-prefeito Nercy Soares dos Santos, da representante da Assomasul, Maria Isabel da Penha Mendonça, do secretário Municipal de Educação, Odinel Arruda Soares e da representante da Secretaria de Estado de Educação e da Câmara Municipal de Vereadores, vereadora Maria do Carmo Souza Drumond, diretores escolares, professores, pais e estudantes.

O aluno Gilson Delfino da Aldeia Água Azul, da Escola Pólo Indígena Cacique Ndeti, da Aldeia Água Azul do município de Dois Irmãos do Buriti participou do concurso e ficou em terceiro lugar. Ele recebeu um celular da Vivo, parceiro do TCE no evento, das mãos do secretário de Educação de Bonito, Odinel Arruda Soares e da vereadora Maria do Carmo Souza Drumond.

Já o segundo lugar coube ao aluno Mário Alves Feitosa Júnior, da Escola Carlos Drumond de Andrade, do município de Anastácio. O segundo colocado recebeu um Discman, entregue pelo conselheiro Augusto Maurício da Cunha e Menezes Wanderley e pela representante da Assomasul, Maria Isabel da Penha Mendonça.

Já a redação campeã da região, foi escrita pela aluna Patrícia Godoy Trindade, da Escola Estadual Luiz da Costa Falcão, de Bonito. A primeira colocada recebeu como prêmio um microcomputador do conselheiro presidente do TCE/MS, José Ancelmo dos Santos e pelo vice-prefeito Nercy Soares dos Santos.



Leia a íntegra da redação vencedora:

É interesante saber pra onde, quando, como e o que fazem com nosso dinheiro. Precisam sair do papel e passar a existir na vida real. Chega de tantas promessas e cláusulas.

É uma ótima idéia a participação dos alunos, dando sua opinião em relação ao tce. O Tribunal de Contas do Estado visa o melhor controle do recolhimento e distribuição do nosso dinheiro. Como nós, os adolescentes e pré-adolescentes não sabíamos de nada, não dávamos nossas opiniões, agora, com o Tribunal de Contas na Escola, é só nossa opinião que vale. E são ótimas, porque nossos interesses são pra mudar pra melhor.

Com urgência tudo no país precisa ser mudado, reformulando, estudado. precisamos de planejamento em parceria dos que estão aí, modernos, cheios de ideias novas surgindo a cada dia.

Como aluna gostei muito de participar e dizer o que penso. O TCE chegou para mudar, inovar. Vamos nos unir e juntos contabilizar tudo, junto com o governo, administrando com competência, fiscalizando, auxiliando que já está lá. Assim podemos mudar e com "Ordem e Progresso".



SIGA-NOS NO Google News