Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 27 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TCE/MS realiza hoje exposição com artistas deficientes

Midiamaxnews / Paulline Carrilho - 28 de março de 2006 - 14:32

Com o tema "Superando Desafios com Arte: a produção artística das pessoas com deficiência e dos servidores do TCE/MS", a IV Mostra do Espaço Cultural do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul coincide com o aniversário de 26 anos da Corte de Contas e sua temática se integra ao contexto da Campanha da Fraternidade 2006 - "Fraternidade e Pessoas com Deficiência".

A IV Mostra apresenta, no total, 128 obras produzidas por 36 artistas plásticos, sendo 40 telas de 10 artistas filiados à Associação dos Pintores com a Boca e os Pés; 53 quadros de 18 portadores de necessidades especiais, principalmente alunos do ateliê da artista plástica Leonor Lage e ainda, 30 trabalhos de seis artistas que são servidores do TCE/MS. Além disso, alunos do curso de design da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) estão expondo objetos de decoração, mobílias e brinquedos.

Durante a abertura da IV Mostra, dois artistas da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés estarão pintando telas ao vivo para demonstrar a forma como trabalham. Os artistas que estão expondo pela Associação são: Gonçalo A. Pinto Borges, Paulo César Duarte, Moacir Ferraz,Jéferson Luís Hoffmann, José Henrique Breda, Juracir Batista, Eliana Zagui, Maria Aparecida Falleiros, Etedsued Pereira e Nalu Daum. Há 20 anos Leonor Lage, artista plástica e professora de artes, começou a dar aulas para pessoas portadoras de necessidades especiais em Campo Grande, atendendo desde então instituições como a Pestalozzi, Apae, Caira, Ceada, Bem Viver, Brisa, Escola Raio de Luz e, ainda, escolas das Redes Municipal e Estadual de ensino.

Nesta mostra Leonor Lage apresenta ainda quatro de seus trabalhos: Índia Xavante com seu Bakite (OST), Índio Xavante em Dia de Festa (OST) e Nossas Origens I e II. Os Portadores de Necessidades Especiais de Campo Grande, do Atelier Leonor Lage que estão apresentando trabalhos nesta mostra são: Manoel Francisco de Carvalho, Márcia Fontoura de Freitas, Gabriel Abes Dulcimásculo, Pedro Paulo Ribeiro "Pepe", Janderson Medeiros, Felipe Sabino "Da Vinci", Maria Fernanda Lopes, Zuleica da Costa Pires, Laura Corrêa, Henrique Cristaldo, Nadiane Delmondes, Paulo Roberto Torres Leite, Claudia Elisa Ruas, Gláucio de Oliveira Prado, Wellington Oshiro, Alan Deguti e Letícia Mishima.

SIGA-NOS NO Google News