Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/11/2004 15:58

Taxista, motoboy e mototaxista devem contribuir

AgPrev

Todas as pessoas que exercem alguma atividade remunerada, mesmo sem vínculo empregatício, devem contribuir para a Previdência Social. É o caso de motoboys, mototaxistas e taxistas. Eles correm riscos no trânsito diariamente. No caso de algum acidente ou doença que deixe a pessoa impossibilitada de trabalhar temporariamente, o sistema previdenciário ampara com o auxílio-doença. Já as pessoas que não contribuem para o INSS, ficam desamparadas e na dependência de parentes ou amigos.

Para se inscrever na Previdência Social, basta passar em uma agência com a carteira de identidade (ou certidão de nascimento ou casamento). Deve levar também o CPF, o que ajuda a diferenciar dois segurados com o mesmo nome. A inscrição também pode ser feita pelo PREVFone (0800 78 0191) ou pelo PREVNet, www.previdencia.gov.br.

Taxistas, mototaxistas e motoboys que trabalham em cooperativas pagam contribuição menor à Previdência Social. A cooperativa é obrigada a fazer a inscrição desses trabalhadores no sistema previdenciário e desconta, todo mês, 11% sobre o que o associado recebe. Essa contribuição é, então, repassada ao INSS.

Se esses profissionais trabalham por conta própria, são obrigados a fazer a inscrição no INSS e contribuir com 20% da renda mensal. O valor mínimo do salário-de-contribuição, sobre o qual incidem os descontos, é de R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais), e o máximo é de R$ 2.508,72 (dois mil, quinhentos e oito reais e setenta e dois centavos). Quanto maior for a contribuição, maior será o valor do benefício.

O taxista Mauro Gonçalves da Gama tem 42 anos, está na profissão há 16 anos, mas contribui para a Previdência Social desde os 17. Ele destacou a importância da contribuição: "Acho muito importante contribuir, pois, no futuro, poderei ter uma aposentadoria mais tranqüila. Acho que todos deveriam fazer o mesmo". Mauro tinha dúvidas sobre como seria o cálculo para a sua aposentadoria.

Para os inscritos a partir de 29 de novembro de 1999, o salário-de-benefício é a média dos 80% maiores salários-de-contribuição de todo o período contributivo. Para os inscritos até 28 de novembro de 1999, o salário-de-benefício é a média dos 80% maiores salários-de-contribuição, corrigidos monetariamente, desde julho de 1994.

Os benefícios que o contribuinte individual têm direito são auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão, aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por tempo de contribuição e pensão por morte. (Raphael Lamarca, estagiário de jornalismo e Patrícia Rocha)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)