Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Taquari: Ibama multa proprietários em R$ 6 milhões

Aline Rocha/Campo Grande News - 15 de junho de 2005 - 06:39

Pelo menos 70 donos de propriedades localizadas às margens do rio Coxim foram autuados em R$ 6 milhões pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) por negligência e degradação do ambiente no local. Segundo o chefe de fiscalização do Ibama, Erivaldo Correa da Silva, a operação de fiscalização durou até agora quatro semanas com seis técnicos atuando.
Essas ações acontecem com recursos do governo federal e foi realizada no rio Camapuã e Vermelho e Coxim, que é o maior da bacia e que, segundo informações do Ibama, é maior causador do assoreamento do rio Taquari. De acordo com Silva, o Ibama ainda deve continuar as fiscalizações. “A intenção é combater a degradação em toda a bacia que forma o Rio Taquari”, diz.
Segundo o chefe de fiscalização, ainda tem diversos rios e áreas a serem visitados, até agora os técnicos vistoriaram só 20% da bacia. Os proprietários multados tem prazo de 20 dias para defesa. Caso corrija o problema ambiental e comprove junto ao Ibama ele pode ter desconto de 90% na multa. Esta foi a 4ª semana de operação, depois de Coxim eles seguem para o Alto Taquari.
A Bacia Hidrográfica do Rio Taquari esta situada na região norte do estado do Mato Grosso do Sul , é classificada como a Sub-bacia do rio Taquari que faz parte a Bacia do Rio Paraguai, integrada pelo curso principal e afluentes de extensão de mais de 800 Km de extensão e área física que totaliza aproximadamente 80 mil Km2 , responsável pela formação do leque aluvial do Taquari, o que corresponde a 30% da área do Pantanal-Sul.

SIGA-NOS NO Google News